DATAFOLHA

RJ: Eduardo Paes lidera, Crivella e Martha Rocha estão tecnicamente empatados

Instituto simulou cenário de segundo turno do ex-prefeito contra Crivella, Martha e Benedita

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Datafolha também simulou cenários em que os candidatos enfrentam Eduardo Paes, líder na pesquisa - Abr/PT/Câmara/Prefeitura do Rio

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (5) pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que aparecia com 28% na última sondagem, agora subiu para 31% na preferência dos eleitores da capital. O atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), tem 15% e está tecnicamente empatado com a candidata Martha Rocha (PDT), que tem 13%. Benedita da Silva (PT) tem 8%.

Continua após publicidade

Na sequência, o Datafolha, que entrevistou 1.064 eleitores entre os dias 3 e 4 de novembro, mostra Luiz Lima (PSL), com 5% enquanto Renata Souza (Psol) e Bandeira de Mello (Rede) têm 3% cada um. Paulo Messina (MDB), Clarissa Garotinho (Pros), Cyro Garcia (PSTU) e Fred Luz (Novo) têm, cada um, 1%.

Leia mais: Prefeitura do Rio: Paes amplia vantagem; Crivella, Martha e Benedita estão empatados

Eleitores entrevistados que declararam voto branco ou nulo somam 16%, os que não sabem ou não responderam são 2%. Os candidatos Glória Heloiza (PSC) e Suêd Haidar (PMB) tiveram menos de 1% na pesquisa. Henrique Simonard (PCO) não foi citado.

Segundo turno

O Datafolha fez algumas simulações de segundo turno em que Crivella, Martha e Benedita enfrentam Eduardo Paes, que lidera a pesquisa. Veja os cenários:

Eduardo Paes 53% x 25% Crivella (branco/nulo: 21%; não sabe: 1%)
Eduardo Paes 44% x 38% Martha Rocha (branco/nulo: 16%; não sabe: 2%)
Eduardo Paes 48% x 27% Benedita da Silva (branco/nulo: 24%; não sabe: 1%)

Rejeição

O Datafolha testou a rejeição dos candidatos perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Crivella tem o maior índice de rejeição (57%), seguido por Eduardo Paes (33%), Benedita (30%), Clarissa Garotinho (29%), Cyro Garcia (13%), Martha Rocha (11%), Luiz Lima (8%), Messina (8%), Fred Luz (7%), Renata Souza (6%), Glória Heloiza (6%), Suêd Haidar (6%), Bandeira de Mello (6%), Henrique Simonard (5%). Os eleitores que rejeitam todos os candidatos e não votariam em nenhum são 4%.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda