Rio de Janeiro

Apelo

Trabalhadores protestam contra o fechamento do Hospital de Bonsucesso após incêndio

O grupo se manifestou contra o anúncio de suspensão das atividades do hospital feito na última quinta (29) pela direção

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
“Não vai fechar, nós não vamos deixar”, gritaram os funcionários do hospital com cartazes com frases contra o desmonte da saúde pública na cidade - Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (30), trabalhadores concursados e terceirizados do Hospital Federal de Bonsucesso fizeram uma manifestação em frente a unidade, localizada na zona Norte do Rio de Janeiro. O grupo protestou contra o anúncio de fechamento do hospital, feito na última quinta-feira (29) pelo diretor do corpo clínico da unidade, o médico Júlio Noronha.

“Não vai fechar, nós não vamos deixar”, gritaram os funcionários do hospital com cartazes com frases contra o desmonte da saúde pública na cidade. No microfone, pediram por transparência nas decisões e na divulgação da perícia da Defesa Civil para avaliar se a estrutura do prédio corre riscos de desabamento. 

Outra manifestação já foi convocada pelos trabalhadores nas redes sociais para a próxima terça-feira (3), a partir das 9h, em frente a unidade. 

O hospital foi seriamente afetado por um incêndio na última terça-feira (27). Após o incidente, a direção anunciou que a unidade vai fechar as portas por tempo indeterminado a partir deste domingo (1º).

Segundo a direção do hospital informou à imprensa, os funcionários da unidade deverão entrar em férias coletivas nos próximos dias, com exceção de 22 médicos dos setores de Nefrologia e Transplante, que serão aproveitados no Hospital Federal da Lagoa.

Vítimas

Uma idosa de 73 anos foi a quarta paciente morta após o incêndio, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), na última quinta-feira (29). Ela e as outras três vítimas morreram após serem transferidas para outras unidades de saúde da capital. 

Leia também:"Enquanto Bolsonaro edita decreto a investidores, SUS pega fogo", avalia especialista

A idosa estava internada em estado grave, assim como os outros três pacientes que tiveram a morte confirmada até agora . Além dela, as outras vítimas são duas mulheres diagnosticadas com covid-19 e um homem que estava em tratamento por infecção bacteriana.

Edição: Mariana Pitasse