Rio de Janeiro

Tragédia anunciada

Após incêndio, Hospital de Bonsucesso fechará as portas; quarta vítima é confirmada

Segundo o diretor, a tragédia era anunciada, já que a unidade não passava por reformas desde a inauguração em 1948

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Depois de ser seriamente afetado por um incêndio, o Hospital Geral de Bonsucesso vai fechar as portas por tempo indeterminado a partir deste domingo (1º) - Tânia Rego/ Agência Brasil

Uma idosa de 73 anos é a quarta paciente morta após incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso na última terça-feira (27), segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS). Ela e as outras três vítimas morreram após serem transferidas para outras unidades de saúde da capital. 

Leia também:"Enquanto Bolsonaro edita decreto a investidores, SUS pega fogo", avalia especialista

A idosa estava internada em estado grave, assim como os outros três pacientes que tiveram a morte confirmada até a manhã desta quinta-feira (29). Além dela, as outras vítimas são duas mulheres diagnosticadas com covid-19 e um homem que estava em tratamento por infecção bacteriana. 

Portas fechadas

Depois de ser seriamente afetado pelo incêndio, o Hospital Geral de Bonsucesso vai fechar as portas por tempo indeterminado a partir deste domingo (1º), segundo informou o diretor do corpo clínico da unidade, o médico Júlio Noronha. 

Os funcionários da unidade deverão entrar em férias coletivas nos próximos dias, com exceção de 22 médicos dos setores de Nefrologia e Transplante, que serão aproveitados no Hospital Federal da Lagoa.

Segundo o diretor, a tragédia era anunciada, já que a unidade não passava por reformas na estrutura e nas instalações elétricas desde sua inauguração em 1948. 

Tragédia anunciada

“A coisa marcante foi o relatório que a Defensoria Pública da União fez junto com o Corpo de Bombeiros no ano passado, dizendo que estávamos sentados em cima de um barril de pólvora, por causa dos transformadores que podiam explodir. Já era esperado. Só não sabíamos que seria tão rápido assim. A questão do Ministério da Saúde saber o que estava acontecendo e não fazer nada causou uma grande revolta. Muita revolta”, disse à imprensa. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que está aberta uma sindicância para apurar as causas do incêndio. Garantiu também que o prédio será reformado nos próximos meses.

“Cabe ressaltar que, por se tratar de uma construção predial de 70 anos, o complexo de Bonsucesso deve passar por uma modernização para atender a legislação atual, sendo que há projetos em andamento para realizar uma série de reformas. No ano passado, foram repassados R$ 1,8 milhão de verba suplementar para a modernização da unidade”, diz a nota enviada à imprensa.

Edição: Mariana Pitasse