Paraíba

CULTURA NEGRA

Fórum de Artistas Pretas/os na Paraíba começa a divulgar Edital Prêmio João Balula

Edital estabelece ações afirmativas, garantindo premiação e renda emergencial para trabalhadores/as da cultura negra

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

O Fórum de Artistas Pretas na Paraíba deu início à divulgação do Edital Prêmio João Balula, propositura feita à Funjope, e garantido por por cotas na Lei Aldir Blanc. 

O edital estabelece ações afirmativas e reparatórias, garantindo premiação e renda emergencial para trabalhadores/as e fazedores (as) da cultura negra e preta, além de ajudar na manutenção dos espaços e grupos e coletivos culturais na periferia de João Pessoa, durante o período de pandemia do Covid-19.

O foco maior é na cultura Negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança

“Este edital é uma conquista dos/as artistas e trabalhadores da cultura negra por cotas na Lei Aldir Blanc. Serão aproximadamente um milhão de reais, distribuídos em 325 prêmios, para artistas individuais, agentes e trabalhadores da cultura, grupos e coletivos de negros/as atuantes na capital paraibana”, informa a nota do edital.

A aplicação dos recursos será feito pela Funjope, com impacto de R$ 1 milhão de reais oriundos do Fundo Nacional de Cultura, transferidos para o Fundo Municipal de Cultura. 

O público alvo são trabalhadores/as da Cultura que participam da cadeia produtiva nos segmentos artísticos e culturais: técnicos, curadores, oficineiros, grupos do Movimento Hip Hop, Feira de Afroempreendedorismo, Capoeira, música.


Divulgação / Card

Também estão inseridos folguedos, Culinária Afrobrasileira, Artes Negras de Rua, Teatro, Música, Dança Audiovisual Negro, Oralidade e Escritas Negras, práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões de Matriz Africana, Circos, Cineclubes, Centros Culturais, Casas de Cultura, Memória e Patrimônio, Bibliotecas Comunitárias, Cultura Popular, (Carnaval, São João), Teatro de Rua, livrarias, editoras, sebos, fotografia, audiovisual, pintura, moda, design, artesanato, poesia e literatura de cordel, entre outras linguagens e expressões da cultura de resistência periférica.

Jinarla Pereira, atriz e integrante do Fórum salienta o recorte para a cultura negra: “O edital é para todas as pessoas pretas e ele também vem para dar luz, evidência e valorizar as pessoas que estão na periferia, trabalhando a cultura Negra. O edital é bem amplo porque passa por todos os seguimentos,, pelos afroempreendedores eletricistas, maquinistas, cabeleireiras, agentes comunitários culturais e mestres e mestras. O foco maior é na cultura Negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança. E a gente entende que há certas linguagens que não estão contempladas na Lei Aldir Blanc, como por exemplo o movimento hip hop, e neste edital, incluímos”, conta ela.

Inscrições

O prazo de inscrição é de 15 de outubro a 30 de novembro. Para se cadastrar o primeiro passo é entrar na plataforma jpculturajoaopessoa.pb.gov.br e, em seguida, preencher os anexos constantes no edital concurso 004/2020. O terceiro passo é anexar e enviar toda a documentação exigida pelo edital para o e-mail: [email protected]

Os/as interessados podem acompanhar a página do Forum; @forumartistaspretanapb. Para mais informações, a Funjope disponibilizou os plantões de orientação sobre o Edital na sede da Fundação e Casa da Pólvora mediante agendamento pelos números (83) 986543111 e (83) 986458547.

Haverá plantões também CRC de Mangabeira, terças e quintas, das 8h as 12h. Telefone 3214-1094
As ONGS Balaio Nordeste (localizada no Centro Histórico) e Casa de Cultura IAO (no bairro Valentina), também estarão fazendo agendamentos para orientações.

Endereços

Casa de Cultura IAO
Mutirão de orientação e inscrições Edital Prêmio João Balula - toda sexta-feira
Local: Avenida Natal, S/N - Comunidade Planalto Boa Esperança,  Bairro Valentina 
Horário: manhã (a partir das 9h) e tarde (chegar até 17h )
Telefones contato: (83) 98834-9671 e/ou (83)3241-9937

Associação Cultural Balaio Nordeste 
Telefones para agendamento : (83)30213165 
(83)987136690 - Whattsap 
Endereço: Av. Maciel Pinheiro 32. Varadouro. Horário atendimento: Segunda a sexta das 9h às 17h. Ligar para agendar

Edição: Maria Franco