Rio de Janeiro

DESCASO

Após incêndio no Hospital Geral de Bonsucesso, duas pacientes com covid-19 morrem

Cerca de 162 pacientes foram retirados do prédio; denúncia aponta que unidade funcionava sem vistoria dos bombeiros

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais - Foto: Reprodução

Matéria atualizada em 27/10/2020, às 19h11.

Duas pacientes que estavam internadas em estado grave com covid-19 no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na zona norte do Rio de Janeiro, morreram após o incêndio que atingiu o prédio um da unidade de saúde nesta terça-feira (27). 

A primeira vítima confirmada foi Núbia da Silva Rodrigues, de 42 anos. Ela morreu após tentativa de transferência para outra unidade de saúde. A segunda vítima foi uma senhora que teria 83 anos, também tinha diagnóstico de coronavírus. Transferida para o CTI da maternidade do hospital, ela também acabou morrendo, com uma infecção pulmonar. Seu nome ainda não foi divulgado.

Segundo a direção da unidade, 162 pacientes foram retirados do prédio um para o dois até a chegada do Corpo de Bombeiros. Uma borracharia serviu de base para o primeiro atendimento dos resgatados.

Leia também: Defensoria questiona Polícia Militar sobre operações em favelas do Rio de Janeiro

Histórico

O jornal O Dia noticiou nesta terça (27) que o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, afirmou que o Hospital Federal de Bonsucesso está com duas notificações e dois autos de infrações dos bombeiros e não tinha certificado de vistoria da corporação. De acordo com a reportagem, Monteiro anunciou que já havia pedido reunião com a direção do HFB e destacou que não poderia "interditar um hospital com 600 leitos no meio da pandemia".

Além do alerta da Defesa Civil, em dezembro do ano passado, a Defensoria Pública da União (DPU) alertou para o risco de incêndio no complexo hospital. Na época, o defensor, Daniel Macedo, ressaltou  que os transformadores da unidade federal de saúde funcionavam com superaquecimento.

Leia mais: SUS: 30 anos em defesa da vida e da saúde pública

A Polícia Federal já acionou a perícia para verificar as causas do incêndio. Até o momento a informação é que o fogo começou no subsolo do prédio principal, chamado de prédio um.

O HFB é o maior hospital da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais, a unidade tem cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1.300 internações, 1.200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e cinco mil exames de imagem.

Edição: Jaqueline Deister