Rio de Janeiro

QUEM ASSUME?

Conheça Carlos Portinho, futuro senador do Rio que assume vaga de Arolde de Oliveira

Portinho é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e foi vice-presidente jurídico do Flamengo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Portinho concorreu ao cargo de vereador no Rio em 2016, mas não conseguiu se eleger - Foto: Facebook

A morte inesperada do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), primeiro congressista a morrer de covid-19 na última quarta-feira (21), trouxe a dúvida sobre quem sucederá o parlamentar para os próximos seis anos. 

O primeiro suplente para o cargo é Carlos Francisco Portinho (PSD-RJ). O futuro senador ocupou dois cargos públicos em seu estado: foi secretário municipal de Habitação da capital fluminense (2015), na gestão de Eduardo Paes (DEM), e secretário estadual de Meio Ambiente (2014 e 2015), no governo Luiz Fernando Pezão. Portinho concorreu ao cargo de vereador no Rio em 2016, recebeu sete mil votos, mas não conseguiu se eleger.

Leia mais: Após ser intimada duas vezes, Flordelis se apresenta e veste tornozeleira eletrônica

O futuro senador é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com especialização em direito esportivo, tributário e público. A atuação na área esportiva não se limita à advocacia. Portinho foi vice-presidente jurídico do Flamengo (2002); atuou na defesa de outros clubes e de atletas, como Dodô e Jobson, do Botafogo, em processos em que eram acusados de dopping

Em 2018, Portinho declarou à Justiça Eleitoral ter o equivalente a R$ 2,5 milhões em bens. Entre os itens estava uma fazenda em Mar de Espanha, município de Minas Gerais. 

Para assumir o cargo, o advogado precisa tomar posse em sessão plenária do Senado ou solenidade no gabinete do presidente da Casa. A segunda suplente eleita na chapa é a assessora parlamentar Renata Guerra (PSD-RJ), lotada no escritório de apoio do gabinete do senador Arolde de Oliveira.
 

Edição: Jaqueline Deister