Rio de Janeiro

Coluna

Prato Cheio | Conheça a Ayurveda, ciência milenar indiana que não para de crescer

Imagem de perfil do Colunistaesd
Receita de "shot de limão" é bem fácil e pode auxiliar na digestão e saúde em geral - Divulgação
Apesar de ser conhecida como uma medicina, a racionalidade é bem diferente da visão médica ocidental

Talvez você já tenha visto em alguns textos dessa coluna a palavra Ayurveda. Muita gente não conhece, mas é fato que essa ciência está crescendo cada vez mais aqui pelo ocidente. Afinal, chegou o momento de explicar desde o começo, o que é Ayurveda.

Conhecida também como a Medicina Tradicional Indiana, é uma ciência milenar (há quem diga de 3 mil a 5 mil anos atrás) originária da Índia e que, inicialmente, era passada por gerações familiares. Atualmente o Ayurveda é ensinado em cursos acadêmicos na Índia, nos quais alguns poucos brasileiros já se formaram. No Brasil, existem cursos de especialização ou pós-graduação, além de cursos livres.

Apesar de ser conhecida como uma medicina, a racionalidade é bem diferente da visão médica ocidental. O Ayurveda é essencialmente integral e tem como objetivo a saúde e bem-estar do indivíduo e do coletivo em relação ao ambiente. O indivíduo é compreendido como um complexo corpo-mente-alma, que é afetado pelos hábitos diários, relações sociais, pensamentos, mudanças climáticas e alimentação. 

A partir dos cinco elementos da natureza (éter ou espaço, ar, fogo, água e terra) é possível observar as diferentes características de tudo o que é vivo. Todos somos constituidos por todos esse elementos, mas podemos aprensentar prevalências e tendências de algum elemento específico. Essa constituição psico-física baseada nos elementos é o que chamamos de Doshas que, literalmente significa desequilíbrio, ou seja, está mudando a todo momento.

A alimentação é um dos principais pilares do Ayurveda e deve ser baseada em alimentos naturais.

Isso não quer dizer que seja necessário ser vegano ou vegetariano. Aliás, o Ayurveda clássico considera que qualquer elemento natural – vegetais, carnes, pedras, sebo, fezes, etc - pode ser utilizado como parte de um tratamento. Portanto, o mais importante é consumir alimentos da época, preparados de acordo com as suas necessidades apresentadas e de fácil digestibilidade.

O Ayurveda considera a digestão um dos fatores determinantes da nossa saúde e por isso, os acompanhamentos de saúde e tratamento de doenças prezam pelo funcionamento ideal do nosso sistema digestório e mental, já que emoções e percepções também devem ser devidamente digeridas.

O mais interessante de tudo é que, apesar do conhecimento ser originário da Índia, o Ayurveda é passível de ser aplicado em qualquer lugar, justamente por considerar as particularidades do ambiente e indivíduo. O Ayurveda é praticado com o que temos acessível em cada região e, portanto, é universal. 

Não existe nenhuma receita culinária Ayurvédica, mas existem diversas preparações utilizadas dentro do Ayurveda.

Deixo aqui abaixo uma receita bem fácil, que pode auxiliar na sua digestão e saúde em geral.

SHOT

Ingredientes:

1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão da terra) em pó ou ralada

1 limão (sumo)

1 colher (chá) de mel

Modo de preparo:

Retire o sumo do limão e misture os outros ingredientes. Beba em jejum, pela manhã.

OBS: Se você apresentar gastrites, úlceras ou outro problema gastrointestinal, converse com sua nutricionista, médica ou terapeuta sobre o consumo dessa receita.

Edição: Mariana Pitasse