Paraná

Crise

Curitiba perdeu mais de 39 mil empregos formais na pandemia

Levantamento do Dieese mostra déficit de empregos formais na capital paranaense

Curitiba (PR) |
Com a chegada da Covid-19, os meses de março, abril e maio registraram déficit de 39.556 empregos formais - Marcos Santos/USP Imagens

A pandemia abriu um buraco nos empregos formais em Curitiba. A cidade vinha, em janeiro e fevereiro de 2020, com saldo positivo de 16.752 novos postos de trabalho. Com a chegada da Covid-19, os meses de março, abril e maio registraram déficit de 39.556 empregos formais.

Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), depurados pelo portal Livre.jor


Reprodução

Segundo o levantamento, abril foi o mês mais crítico na cidade, quando mais de 19 mil empregos formais deixaram de existir. O início de recuperação veio a partir de junho, com o registro de saldo positivo de 210 empregos formais. Ainda assim, no levantamento total de janeiro a agosto de 2020, o número de contratos formais de trabalho desligados supera o total de admitidos e a cidade contabiliza déficit de 16.057 empregos formais. 


Reprodução

O setor do Comércio foi o que mais sofreu, com demissões superando em mais de 10 mil o número de contratações. Logo em seguida, o setor mais afetado foi o de Serviços: em 2019, o saldo estava positivo em 12 mil vagas; em agosto de 2020, era negativo em 6,5 mil postos de trabalho.

Edição: Lia Bianchini