Imunização

Vacina contra a covid-19 será obrigatória para toda a população de São Paulo

Governo do estado informou que haverá medidas legais para situações que contrariem a determinação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pesquisadora trabalha no laboratório de produção da CoronaVac, potencial vacina chinesa contra o coronavírus. - Wang Zhao/AFP

O governo de São Paulo informou nesta sexta-feira (16) que a vacina contra o coronavírus será obrigatória no estado. Apenas cidadãos que possam comprovar orientação médica para que não se imunizem poderão ficar de fora do processo. Ainda de acordo com a gestão estadual, medidas legais serão aplicadas se forem observadas contrariedades à determinação. 

Por meio do Instituto Butantan, o estado atua em parceria com a iniciativa chinesa para produção da CoronaVac. Para fechar as datas e o esquema de distribuição do imunizante, o governo de São Paulo aguarda a finalização e aprovação dos testes em andamento e o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há expectativa de que os primeiros resultados conclusivos ocorram neste final de semana. 

O discurso do governo local destoa das afirmações recentes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de que ninguém pode ser obrigado a se vacinar. Vale ressaltar que a lei brasileira permite imunização obrigatória nos casos em que o interesse coletivo se sobreponha aos individuais. 

::Bolsonaro errou: lei permite vacinação obrigatória contra covid::

Existe a possibilidade de que a vacina em testes no Butantan seja distribuída em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima semana a gestão estadual vai se reunir com o Ministério da Saúde para tratar do assunto. O governo de São Paulo ressalta que, mesmo sem consenso nesse sentido, já garantiu as doses para toda a população paulista.

Números da covid no Brasil

O número de mortes por covid-19 no Brasil chegou a 153.214 nesta sexta-feira (16), segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Nas 24 horas desde a quinta-feira (15), foram registrados 754 casos fatais. O total de pessoas contaminadas é de 5.200.300, com 30.914 confirmações em um dia. 

Entre os estados que têm os números mais expressivos de infectados estão São Paulo (1.057.240), Bahia (332.898) e Minas Gerais (331.433). Os números mais expressivos de óbitos são observados em São Paulo (37.870), Rio de Janeiro (19.654) e Ceará (9.199). 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas