Rio de Janeiro

ELEIÇÕES

Prefeitura do Rio: Paes amplia vantagem; Crivella, Martha e Benedita estão empatados

Ibope simulou segundo turno entre Eduardo Paes, que aparece com 50% das intenções de voto, e Crivella, que soma 21%

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ex-prefeito do Rio cresceu na nova rodada de entrevistas do Ibope; Crivella, Martha e Benedita têm, respectivamente, 12%, 8% e 7% - Divulgação

O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) aumentou a vantagem em pesquisa do Ibope para a Prefeitura do Rio, divulgada nesta quinta-feira (15), em relação à sondagem de início de outubro e se distanciou mais dos demais candidatos. Segundo o instituto, Paes, que tinha 27% da preferência dos entrevistados, agora tem 30%.

Na sequência, aparecem o atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), com 12%; a deputada estadual Martha Rocha (PDT), com 8%; e a deputada federal do Partido dos Trabalhadores, Benedita da Silva, com 7%. Crivella, Martha e Benedita têm os mesmos índices da pesquisa anterior, do início de outubro, e estão tecnicamente empatados.

Eduardo Bandeira de Mello (Rede) tem 3%; Renata Souza (Psol), 3%; Luiz Lima (PSL), 3%; Cyro Garcia (PSTU), 2%; Clarissa Garotinho (Pros), 1%. Os candidatos do Partido Novo, Fred Luz, e do MDB, vereador Paulo Messina, têm, cada um, 1%. Entrevistados que declaram voto nulo ou branco somam 23% (antes, eram 28%). O índice dos que não souberam responder caiu de 7% para 5%.

A ex-juíza Glória Heloíza (PSC), Henrique Simonard (PCO) não pontuaram na atual pesquisa. Suêd Haidar (PMB) não foi citada por nenhum entrevistado, segundo o Ibope.

Segundo turno

O Ibope também realizou uma única simulação de eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Marcelo Crivella. Na disputa, Paes tem 50% e Crivella tem 21%. Votos brancos e nulos somam 25% e os que não souberam responder chegam a 4%.

Na pesquisa encomendada pela Rede Globo e que ouviu 1.001 eleitores entre os dias 13 e 15 de outubro, foi testada também a rejeição dos entrevistados aos candidatos. O nível de confiança da sondagem é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, 57% não votariam em Crivella de jeito nenhum. A segunda maior rejeição é a Clarissa Garotinho, 40% não votariam na deputada. Paes tem rejeição de 30%; Benedita tem 29%; Cyro Garcia, 16%; Luiz Lima, 10%. A rejeição a Martha Rocha, Paulo Messina e Fred Luz é de 9%. Já 8% disseram que não votariam em Bandeira de Mello, Glória Heloíza, Renata Souza e Suêd Haidar. Outros 7%  não votariam em Simonard, enquanto 7% disseram que não sabiam responder e 1% poderia votar em todos os candidatos.

Impugnação

Na última quarta-feira (14), a campanha de Crivella entrou com um pedido de impugnação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) contra a pesquisa. Segundo a assessoria do prefeito, o Ibope considera 37,5% de universitários, enquanto o IBGE e o TSE usam o número de 12% para o mesmo grupo.

"Essa diferença altera completamente o resultado da amostra para números irreais, com o único propósito de influenciar a eleição com informações manipuladas", sustentou a defesa de Crivella no Tribunal.

Edição: Eduardo Miranda