Rio de Janeiro

Dica de cinema

No dia do professor, filme debate ensino de filosofia após reforma do ensino médio

Filme aborda os impactos do desmonte da disciplina após a reforma aprovada pelo governo Michel Temer, em 2017

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Com a autonomia da elaboração do currículo pelos governos estaduais, já há relatos de redução de tempo dessas disciplinas pelo país - Marcos Santos?USP

Nesta quinta- feira (15),  data em que se comemora o Dia dos Professores, está lançado pela plataforma Bombozila, o documentário em média-metragem “Ensino de Filosofia: Em Defesa do Pensamento Crítico”.

O filme, dirigido por Vladimir Santafé e Diego Felipe, mostra a situação das disciplinas filosofia e sociologia após a reforma do ensino médio Michel sancionada por Michel Temer (MDB) em 2017.

Leia também: Covid-19: sete dos dez estados com mais mortes retomam aulas presenciais em outubro

Com a autonomia da elaboração do currículo pelos governos estaduais, já há relatos de redução de tempo dessas disciplinas pelo país, em uma tentativa de cortar custos e desvalorizar temas fundamentais para a formação de estudantes críticos.

“É fundamental a divulgação desse filme para mobilizar militantes da educação de qualidade a defender a manutenção da filosofia no currículo frente a um governo federal que a desvaloriza - contamos com a audiência de vocês e propagação das discussões que o filme irá fomentar”, afirma o produtor executivo da Bantu Comunicações, Rudá Lemos, licenciado em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em formato de depoimentos e contando com narração e passagens filosóficas da atriz Tatiana Henrique, o filme reúne ainda entrevistas com professores que atuam no estado do Rio de Janeiro.

“Ensino de Filosofia: Em Defesa do Pensamento Crítico” já está disponível na plataforma Bombozila para exibição ao lado mais de 500 documentários sobre lutas sociais.

Edição: Mariana Pitasse