CRIME EM FAMÍLIA

Após ser intimada duas vezes, deputada Flordelis veste tornozeleira eletrônica

Acusada de mandar assassinar o próprio marido, parlamentar enfrentará processo de cassação na Câmara Federal

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Flordelis
Denunciada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, Flordelis tem foro privilegiado por ser deputada e não pode ser presa - Fernando Frazão/Agência Brasil

*Matéria atualizada em 8/10/2020, às 17h30.

Após intimação da Justiça, a deputada federal Flordelis (PSD) se apresentou na Secretaria de Administração Penitenciária (Seeap), no centro da capital fluminense, e vestiu tornozeleira eletrônica. A Justiça do Rio de Janeiro havia dado o prazo até às 17 horas desta quinta-feira (8) para a parlamentar, que foi intimada em sua casa, na Região Oceânica de Niterói, na região metropolitana. 

A decisão da juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, que determinou que a deputada usasse tornozeleira, acolheu a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho do ano passado.

Há quase um mês, a deputada foi intimada a comparecer à Seap para instalar a tornozeleira, mas ela não se apresentou. Na decisão do dia 18 de setembro, a Justiça determinou também que Flordelis deverá permanecer no seu imóvel das 23h às 6h. Em seu pedido, o MP-RJ usou como argumentos o temor de uma das testemunhas do processo e a dificuldade para que Flordelis fosse encontrada e citada dos processos criminal e disciplinar na Câmara dos Deputados.  

Leia mais: Investigação conclui que deputada federal mandou matar o marido

No início de setembro, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou para a Corregedoria da Casa Legislativa o processo de cassação do mandato da deputada. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que Flordelis terá seu direito de defesa respeitado, mas que a análise do caso será rápida.

Atualmente, a pastora está com a filiação ao Partido Social Democrático (PSD) suspensa. A legenda estuda medidas internas para expulsar a cantora gospel responsável pela "Igreja Evangélica Ministério Flordelis – Cidade do Fogo". A parlamentar foi a quinta mais votada do estado do Rio de Janeiro, com 196.959 votos, e recebeu apoio de políticos e líderes religiosos em sua pré-candidatura, como o senador Arolde de Oliveira (PSD). 

Flordelis, que tem foro privilegiado por ser deputada e não pode ser presa, foi denunciada pelo MP-RJ e pela Polícia Civil no dia 24 de agosto. A investigação concluiu que a parlamentar foi a mentora intelectual do assassinato de Anderson do Carmo. A vítima foi morta com mais de 30 tiros.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda