Cuidados

Pandemia: máscaras e álcool em gel vão ser obrigatórios nas eleições municipais

TSE divulgou normas sanitárias para as eleições, que terão horário ampliado para evitar aglomerações

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Fluxo de votação será reorganizado. - José Cruz/ Arquivo/ Agência Brasil

Os eleitores brasileiros serão obrigados a usar máscara e fazer higienização com álcool em gel na entra e saída dos locais de votação este ano. O horário de ida às urnas será ampliado, para manutenção do distanciamento social. As normas foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais 2020 nesta quinta-feira (1).

O processo vai começar uma hora mais cedo, a partir das 7 da manhã. Com isso o TSE pretende distribuir o fluxo e evitar aglomerações. Pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo mais vulnerável à covid-19, terão preferência para votar nas primeiras horas do pleito, até às 10 horas da manhã. As filas terão que garantir distanciamento de no mínimo um metro entre as pessoas.

::Acesse o portal de recomendações aos eleitores do TSE::

Será obrigatório o fornecimento de álcool em gel em todas as seções eleitorais. Os eleitores precisarão passar pelos processos de higienização antes e depois de votar. Não será permitido acesso de pessoas sem máscara e o consumo de alimentos e bebidas será proibido, assim como qualquer outro ato que exija a retirada do equipamento de segurança.

::Pelo celular, eleitores poderão justificar ausência na votação deste ano::

Segundo o documento, as medidas valem para os dois turnos e as recomendações contidas no texto devem ser implementadas durante todo o processo eleitoral, "desde as convenções partidárias até o dia da votação". O plano se aplicar a todos os envolvidos no pleito: eleitores, mesários e colaboradores da Justiça Eleitoral.

:: Confira a cobertura das eleições 2020 do Brasil de Fato ::

Números da covid no Brasil

Até esta quinta-feira (1), o total de óbitos causados pelo coronavírus no Brasil chegava a 144.680. Somente nas 24 horas desde a quarta-feira (30), foram registradas 718 mortes. A soma de pessoas que foram contaminadas no país é de 4.847.092. Em uma dia, houve a confirmação de 37.016, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Nesta semana o Conselho Nacional de Justiça divulgou um alerta sobre os números de infectados entre servidores dos presídios brasileiros. O índice de contaminação é mais de três vezes superior à taxa da população em geral. A covid-19 atinge mais de 7 mil trabalhadores do sistema prisional a cada 100 mil pessoas. 

::Confira aqui o relatório completo do CNJ::

Em três meses o número de servidores infectados cresceu 143%. Já foram registrados 84 os óbitos e mais de  9,7 mil contaminados. Entre a população carcerária, houve aumento de quase 40% de casos. O total está próximo a 30 mil pacientes e houve a confirmação de 11 mortes. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas