Paraná

CULTURA

Livro narra a construção de bonecos gigantes em Curitiba

Personagens foram construídos a partir de histórias de moradores do Bracatinga e Bairro Alto

Curitiba (PR) |
Livro conta construção dos bonecos gigantes na cidade - Ariane Figueira

O processo de criação de bonecos gigantes com mais de 3 metros de altura em Curitiba é contado em detalhes em livro lançado no último sábado, 19, com convidados que participaram do processo e a mediação de Alessandra Flores, autora do livro e idealizadora do projeto Lugar de Gigantes. 

Os personagens foram construídos no ano passado a partir de histórias de vida de moradores dos bairros Bracatinga e Bairro Alto: uma agricultora estudante e uma mulher indígena. Depois de criadas elas desfilaram nas regiões onde nasceram e também participaram do “Encontro de Gigantes”, no Largo da Ordem. O livro reúne fotos, relatos e registros de todas as etapas do processo criativo desenvolvido com estudantes de escolas públicas da capital paranaense. A publicação será distribuída gratuitamente para bibliotecas de escolas e de centros culturais. 

Processo criativo 

Primeiro foram ouvidas histórias do bairro, das pessoas que vivem ali, lendas e mitos da região. Depois cada criança desenhou as imagens mais marcantes desses “causos” locais. Com isso, os personagens nasceram de uma criação coletiva e, com seus traços, contam histórias da região. “Todo o processo foi realizado coletivamente, os participantes são os criadores e construtores de suas próprias criaturas, gigantes de seu próprio lugar”. A matéria-prima utilizada é o vime, muito comum na construção de móveis, Depois de pronta, a estrutura recebe uma camada de papel de seda, cores, adereços e figurinos. Os bonecos são extremamente leves e, por isto, podem ser de fato gigantes! 

 

 

 

Edição: Gabriel Carriconde