Paraná

TEATRO

Peça da atriz Nena Inoue reúne centenas de pessoas em apresentação “on-line”

Transmissão foi feita “ao vivo” pelas redes sociais do Brasil de Fato

Curitiba (PR) |
Nena Inoue durante apresentação - Lidia Ueta

Na última sexta-feira, 4, o Brasil de Fato Paraná fez sua primeira transmissão de teatro “ao vivo”, com a apresentação em suas redes sociais do espetáculo “Para Não Morrer”, monólogo encenado pela atriz Nena Inoue. A peça deu a Nena o Prêmio Shell de Teatro 2019 e, presencialmente, foi assistida por mais de 27 mil pessoas. Na transmissão do BDF, foram mais de 500 pessoas vendo simultaneamente e interagindo de vários lugares dentro e fora do Brasil. 

Para Nena, a apresentação pela internet foi importante para perceber que a emoção da peça chega de qualquer forma. “Pela reação do público, foi teatro vivo. Percebi que a peça chega às pessoas, como chegava presencialmente. Estou fazendo a minha parte, levando meu trabalho para outras ‘gentes’, para que nos contaminemos de histórias de coragem.” Após o espetáculo, a atriz conversou com a jornalista Ana Carolina Caldas, do BDF-PR, que trouxe perguntas do público sobre a construção da personagem. Nessa temporada “virtual”, o espetáculo vem sendo transmitido em parceria com diversas entidades. 

A peça 

Nena se transforma numa mulher ancestral e onipresente, que se apropria da palavra e traz à memória várias personagens históricas: mulheres negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas, de diferentes épocas e lugares que foram violentadas, torturadas, assassinadas e esquecidas. O solo conta com dramaturgia de Francisco Mallmann a partir da obra “Mulheres”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. 

 

Edição: Gabriel Carriconde