PESQUISA

Fiocruz vai testar eficácia da vacina contra tuberculose para Covid-19

3 mil profissionais de saúde devem receber a imunização

|

Ouça o áudio:

A BCG combate a bactéria Mycobacterium tuberculosis.
A BCG combate a bactéria Mycobacterium tuberculosis. - Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz deve iniciar, em outubro, os testes com a vacina BCG, que previne a tuberculose, e que será usada no combate ao novo coronavírus. O estudo, feito em parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália, vai recrutar 3 mil profissionais da área da saúde nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, coordenadora da pesquisa no Rio de Janeiro, disse que antes de receber a vacina, os voluntários serão testados para verificar se há ou não a presença do vírus causador da Covid-19. As pessoas aprovadas a participar do ensaio clínico serão acompanhadas por até um ano, período em que serão feitas as avaliações recomendadas.

::Vacina em janeiro? O que as notícias da semana indicam sobre o andamento dos estudos::

"Nós pretendemos durante esse período, até o final do ano, vacinar essas pessoas e avaliá-las com uma série de procedimentos que estão relacionais a própria metodologia do estudo, durante três meses, seis meses, nove meses e doze meses, que é o tempo de observação do estudo", explica.   

Ainda segundo Margareth Dalcolmo, o estudo vai comparar os resultados obtidos com os voluntários que foram vacinados e aqueles que receberam o placebo, que é a substância inativa. A intenção é descobrir se a vacina protege contra o coronavírus ou se, pelo menos, pode amenizá-lo.

::Do primeiro dia de vida aos últimos anos: saiba as vacinas disponibilizadas pelo SUS::

"O objetivo do estudo é verificar uma avaliação prospectiva durante um ano, se as pessoas vacinadas terão formas mais leves de Covid-19. E se aqueles que tiveram formas mais leves ou se deixaram de ter comparado ao grupo que vai receber placebo. É um estudo controlado, randomizado contra a vacina de placebo", ressalta.    

Para dar início aos testes, os pesquisadores australianos se basearam em estudos que mostram os efeitos da BCG contra outras infecções respiratórias virais.

A pesquisa está na fase 3 dos ensaios clínicos, com a testagem em humanos. Esta etapa, a mais avançada, é que vai verificar a eficácia no tratamento da Covid-19. É importante ressaltar que ainda não há comprovação.

::Bolsonaro errou: lei permite vacinação obrigatória contra covid::

A BCG é uma vacina de rotina, aplicada normalmente em recém-nascidos, mas pode ser tomada até os 4 anos de idade. Ela é obrigatória no Brasil desde 1976 e está disponível no SUS, Sistema Único de Saúde, protegendo crianças das formas mais graves da tuberculose.

Além do Brasil e da Austrália, Espanha e Reino Unido também participam do estudo, que já foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e será financiado pela Fundação Gates.