Ceará

Saúde

Ceará forma primeira turma de Agentes Populares de Saúde

Fortaleza e Cariri promovem ações desde o mês de julho.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
As iniciativas de formação integram a campanha Periferia Viva no estado. - Foto: Cícero Lucas

As ações de formação de agentes populares de saúde foram iniciadas no Ceará. Os primeiros módulos de capacitação em Fortaleza começaram em julho. No sábado, dia 05 de setembro, a primeira turma foi formada no município de Crato, na região do Cariri. 

Primeira turma

No dia 22 de agosto na comunidade de Baixio das Palmeiras em Crato foi realizado o primeiro módulo de formação de agentes populares de saúde no Cariri. O momento foi de conscientização sobre a pandemia e seus males com o objetivo de ensinar sobre como é a contaminação pelo novo coronavírus e as formas de prevenção da doença. 

No dia 05 de setembro o terceiro e último módulo foi realizado no Baixio das Palmeiras, sendo encerrado com a formatura da primeira turma de agentes populares de saúde no Ceará. Com a formatura, a turma já poderá atuar dentro da comunidade, promovendo saúde e compartilhando conhecimentos sobre cuidados preventivos na pandemia. 

Além do Crato, a comunidade do bairro Malvinas em Barbalha teve seu segundo módulo de formação realizado no dia 05 de setembro, em paralelo à formatura no Baixio das Palmeiras. Nas próximas semanas estão marcadas novas formações em Barbalha, com a inclusão de Juazeiro do Norte na agenda de capacitações, completando assim toda a região do CRAJUBAR (Crato, Juazeiro e Barbalha), com formações de agentes populares de saúde. 

Fortaleza

Na capital, a Rede de Médicas e Médicos Populares em parceria com o Projeto Aqui Tem Sinal de Vida, realizaram a primeira formação no bairro da Barra do Ceará no dia 15 de julho. Debates sobre a pandemia, o que é o novo coronavírus, medidas de proteção, oficinas de uso se máscaras, higienização correta das mãos e preparo de solução desinfetante com água sanitária foram temas da formação. 

A comunidade do bairro Moura Brasil também participou da ação de capacitação de agentes populares de saúde. “É um curso bem dinâmico, nós vamos estudando e aprendendo, ao mesmo tempo que aplicamos as formações” destaca João Almeida, médico da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e facilitador das ações de formação de agentes populares de Saúde em Fortaleza. 

João fala ainda que a ação no Moura Brasil foi organizada em parceria com agentes comunitários de endemias e de saúde e parte dos profissionais do posto de saúde da comunidade. “O nosso objetivo é formar essas lideranças para que elas se transformem em vigilantes populares da saúde das comunidades, quebrando essa visão biomédica da saúde, que predomina na pandemia, com mais ênfase nos aparelhos exames do que a educação popular em saúde da comunidade”, completa João.
 

Edição: Monyse Ravena