Na pandemia

Repórter SUS | Estudo avalia as condições de trabalho de cuidadores de idosos

Pesquisa começou no mês passado e está disponível online

Ouça o áudio:

Idosos constituem o principal grupo de risco para a pandemia de Covid-19. - John Thys/AFP
"O cuidado é uma atividade frequentemente invisibilizada e desvalorizada"

Em agosto deste ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou um estudo online inédito com o objetivo de avaliar as condições de trabalho e de saúde das pessoas quem cuidam de idosos durante a pandemia, com o nome de "Cuidando de quem cuida".

Continua após publicidade

Daniel Groisman, professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, diz que os idosos constituem o principal grupo de risco para a pandemia da Covid-19 e dentre estes, em especial vulnerabilidade, estão os que necessitam de cuidados no seu dia a dia. Foi por essa razão que eles decidiram olhar para as pessoas que cuidam de idosos.

"O cuidado é uma atividade frequentemente invisibilizada e desvalorizada, o que coloca as pessoas que cuidam sejam familiares ou mesmo cuidadoras contratadas em uma situação de desassistência, vulnerabilização à sobrecarga e propensão à adoecimento. Nesse sentido nos propomos a olhar para essas pessoas, identificar suas características, necessidades de apoio, de qualificação para pensar em medidas que possam auxiliar no cuidado das pessoas idosas e também no cuidado de quem cuida, nesse momento difícil que estamos atravessando, que é a pandemia de covid-19", diz ele. 

Groisman explica que a pesquisa consiste em um questionário de autopreenchimento disponível online e de abrangência nacional que pode ser preenchido em cerca de cinco minutos.

"Se você ajuda nos cuidados de um parente idoso, familiar, amigo, vizinho, venha participar da nossa pesquisa. Se você trabalha como cuidadora de pessoas idosa venha participar da nossa pesquisa também. Queremos te ouvir. Se você é gestor de um serviço que atende a população idosa ajude-nos a divulgar esse estudo para que os cuidadores dessas pessoas possa responder", diz ele.

O site do projeto conta ainda com uma sessão com materiais informativos e educativos, entre eles, cartilhas, manuais e vídeos, todos destinados a apoiar os cuidados das pessoas idosas no contexto de pandemia.

"Em uma sociedade em que o número de pessoas idosas aumenta cada vez mais, o tema dos cuidados também cresce em importância, porque será cada vez maior o número de pessoas a necessitar de cuidados. Nesse sentido, o aprendizado que podemos ter com essa pesquisa servirá não só para o enfrentamento da situação de emergência sanitária da pandemia, mas também para planejar ações que visam fortalecer e apoiar os cuidados dos idoso para as gerações futuras", finaliza.

Edição: Rodrigo Durão Coelho