Paraná

DIREITOS HUMANOS

“A gente perdeu nosso grande líder espiritual”, diz cacique

Gregório Venega, de 105 anos, pajé em São Miguel do Iguaçu, foi primeiro indígena morto pela Covid no Paraná

Curitiba (PR) |
A aldeia Ocoy foi uma das primeiras no Paraná a ter foco de contaminação - Foto: Arquivo Pessoal I DIagramação: Vanda Morais

No último dia 25, o Paraná registrou a primeira morte de indígena vítima da Covid-19. Gregório Venega, de 105 anos, Avá-Guarani, pajé da aldeia Ocoy, em São Miguel do Iguaçu. O ancião ficou internado desde o dia 7 de julho, mas não resistiu.  

“Era um dos pioneiros da aldeia, um dos mais importantes que a gente tinha para contar a nossa história. A gente aprendeu muito com ele, que presenciou todos os alagamentos, viveu toda a nossa luta. Infelizmente, a gente perdeu nosso grande líder espiritual”, conta Celso Japoty Alves, cacique da aldeia Ocoy. 

Os alagamentos mencionados pelo cacique contam a luta histórica dos Avá-Guarani do Oeste do Paraná pelo direito originário à terra. Com a construção da Usina de Itaipu, as comunidades indígenas que viviam às margens do Rio Paraná foram, ano a ano, perdendo terras. Em 1982, em Foz do Iguaçu, a comunidade Jacutinga foi uma das que ficaram submersas em razão do alagamento para a criação do lago da usina. Gregório era um dos indígenas atingidos.  

A despedida do ancião, segundo o cacique Celso, foi atípica, sem os rituais tradicionais. “A gente tem mais uns quatro com 80, 90, 100 anos. Eles são os líderes da nossa aldeia, principalmente da espiritualidade. Então a gente está orientando bastante. Mudou bastante a rotina, até na casa de reza teve que parar aglomeração. Pra não contaminar principalmente os mais velhos. A gente já perdeu um e não quer que aconteça com outros”, diz o cacique.  

A aldeia Ocoy foi uma das primeiras no Paraná a ter foco de contaminação. O primeiro caso confirmado, em 17 de junho, foi seguido por aumento massivo de infecções. Boa parte dos infectados eram trabalhadores de frigoríficos da empresa Lar Cooperativa Agroindustrial. Até o momento, foram 77 indígenas infectados na Ocoy. 

Edição: Gabriel Carriconde