Pernambuco

MOBILIZAÇÃO

Dia de Luta e de Luto por "Fora Bolsonaro" tem atos em Pernambuco nesta sexta (7)

Ações simbólicas acontecerão em cidades como Recife, Garanhuns, Caruaru e Petrolina

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atos aconteceram também no início do mês de julho, quando o Brasil chegou aos 50 mil mortos por covid-19 - Frente Brasil Popular Agreste Meridional

Mobilizações em apoio à campanha “Fora Bolsonaro” acontecerão simultaneamente nesta sexta-feira (7) às 14h em diversos municípios de Pernambuco como Recife, Garanhuns, Caruaru e Petrolina. Devido à pandemia, os atos serão simbólicos e não tem a intenção de mobilizar multidões, mas incentivam que todos participem da campanha mesmo de casa.

As ações são motivadas não só por insatisfações em relação à atuação do presidente na prevenção e no combate à Covid-19, mas também por medidas tomadas desde o início do seu mandato. “Em 2019, já no Governo Bolsonaro, foram retirados mais de 6 milhões da Saúde, quase 5 bilhões da Educação, entre a Educação Básica e o Ensino Superior, e do Ensino Superior os recursos que saíram foram os de pesquisa e extensão. Isso quer dizer que esses recursos estão fazendo falta no combate à Covid-19”, afirmou Paulo Rocha, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE).

O presidente da CUT também aponta a piora nos índices de desemprego e indica alguns dos prejuízos à classe trabalhadora no Governo Bolsonaro, “É um governo que privilegia o capital, retira direitos, retira dinheiro, não gera empregos; pelo contrário, gera empregos precários e reduz o emprego formal. Hoje no Brasil, mais de 50% das pessoas estão na informalidade” afirma.

Em Recife, o ato principal acontecerá na Praça do Derby para representar o luto sobre os quase 100 mil mortos pela pandemia de Covid-19 em todo o País, sendo mais de 6 mil em Pernambuco. “A gente não pretende fechar o trânsito e nem nada disso, vamos aproveitar o sinal fechado para apresentar faixas, cartazes e colocar cruzes para representar as vítimas e os balões” afirmou o presidente da CUT-PE, que está participando da organização na capital. Além disso, outros atos estão sendo preparados para ocorrer na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em Petrolina, no Vale do São Francisco, não serão realizados atos simbólicos, mas a distribuição de panfletos em alguns pontos da cidade. Além disso, os sindicatos que estão participando da campanha colocarão cartazes da campanha em suas fachadas, onde também terão carros de som e um adesivaço de veículos. 

Já os sindicatos de Garanhuns, no Agreste do estado, realizarão um ato simbólico na Comunidade Quilombola de Atoleiro, no município de Caetés, onde haverá um plantio de mudas. “Bolsonaro nos desrespeita todos os dias, com o incentivo ao preconceito, ao racismo, à homofobia e nós estamos sendo constantemente ameaçados, principalmente a classe trabalhadora. Enfim, ele é um símbolo de tudo o que nos sufoca, nos violenta, não nos representa em nada”, afirmou Uedislaine Santana, trabalhadora rural e vice-presidente da CUT que participa da organização das ações em Garanhuns. No município, também serão colocados cartazes na frente dos sindicatos e um carro de som circulará pelas ruas da cidade.

“É importante que a gente mantenha essa ação devido às políticas nocivas de Bolsonaro, as políticas que não só retiram direitos, mas levam à morte. Caso Bolsonaro tivesse uma postura pró-ativa de combate à covid, estima-se que pelo menos 10% das pessoas não teriam falecido”, afirmou Paulo, que sugere que as pessoas que ficarem em casa participem à distância das atividades. “Estamos solicitando que as pessoas coloquem algo preto na frente das suas casas, como uma forma de luto”, disse.

Os atos são organizados pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado De Pernambuco (FETAPE), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’S) ligados à FETAPE, Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), Central Sindical e Popular CONLUTAS, Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE), Centro Sabiá e diversas outras entidades integrantes da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo.

 

Edição: Vanessa Gonzaga