Bahia

SOBERANIA NACIONAL

Petroleiros dão inicio à vigília itinerante em defesa da Petrobras na Bahia

O objetivo é mostrar à sociedade a importância de uma empresa nacional, pública e integrada

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
A vigília é uma reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização da estatal, que ocorre em ritmo acelerado e atinge profundamente a região Nordeste. - Sindipetro BA

O Sindicato dos Petroleiros da Bahia - Sindipetro Bahia deu início nessa sexta-feira (31) à “Vigília Itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia”. O objetivo da ação é mostrar à sociedade a importância de uma empresa nacional, pública, integrada, atuando em todos os segmentos da indústria do petróleo, gás e energia. Além de ser uma reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização da estatal, que ocorre em ritmo acelerado e atinge profundamente a região Nordeste.

Tendo como ponto de partida a cidade do Salvador, a vigília segue até 19/08 e passará por 13 cidades. O trajeto será percorrido por diretores do Sindipetro em um ônibus com o adesivo da campanha - “Vigília Itinerante em defesa da Petrobras e da Bahia” - que circulará pelas unidades integrantes do Sistema Petrobras – na capital e interior do estado. Em cada um desses municípios, será feita uma vigília em frente à unidade da estatal e também uma manifestação no centro da cidade. 

A diretoria do Sindipetro, além de obedecer o distanciamento devido à pandemia de covid-19, distribuirá máscaras de tecido e álcool em gel para aquelas pessoas mais necessitadas, que têm dificuldade de ter acesso a esses produtos de prevenção tão essenciais no momento.   

“A vigília é também a reação da categoria petroleira ao desmonte e privatização predatória e irresponsável, implementados em ritmo acelerado pelo governo Bolsonaro” afirma o diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, que embarcará no ônibus com outros petroleiros. Ele explica que a Bahia é um dos estados mais afetados pela politica de desinvestimento da Petrobras e que “pouco ou nada restará da estatal no estado onde foi descoberto o petróleo e nasceu a Petrobras”.

Somente na gestão de Castello Branco, 16 unidades, entre campos de águas profundas, de águas rasas, terrestres, refinarias e subsidiárias foram vendidos. De acordo com estudo elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, com base nas informações divulgadas ao mercado pela Petrobras, 34 ativos – 31 no Brasil e 3 no exterior -  estão na fase mais avançada de venda (vinculante). Na fase inicial (teaser e não vinculante) a soma é de 15 ativos.

Uma das unidades postas à venda é a Refinaria Landulpho Alves - RLAM, que pode ser adquirida por um conglomerado internacional dos Emirados Árabes, o Mubadala Investment Company. 

Para Radiovaldo, a Bahia terá uma perda imensurável se a venda da Rlam for concretizada. “Um grupo de investidores terá logicamente como interesse o lucro. Dificilmente veremos esse grupo investir em ações sociais que amenizem a situação das comunidades carentes que vivem no entorno da refinaria e os consumidores podem se preparar, pois a tendência é que os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha sejam  ainda mais altos, pois não haverá o Estado para fazer intervenções se houver extrapolação de valores cobrados”, pontua.

O sindicalista lembra que pesquisas apontam que a maior parte da população é contra a privatização da Petrobras, “mas muita gente não entende o que de fato essa privatização pode representar para as suas vidas, para o seu dia a dia, e nós vamos explicar. Queremos acender no coração do brasileiro o amor a essa grande empresa que sempre foi motivo de orgulho. A verdade é que mancham o nome da Petrobras e a desmontam para vendê-la a preços módicos, causando grande prejuízo ao Brasil”, afirma.

“Com essa vigília, vamos onde o povo está para mostrar à população porque o Brasil precisa da Petrobras enquanto empresa pública e integrada para garantir a soberania e o desenvolvimento do país”, ressalta o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista.   

   
Veja o calendário completo:

31 de julho (sexta) - Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) - Itabuna - Osub
4 de agosto (terça) - Jequié - Transpetro
5 de agosto (quarta) - Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) - São Francisco do Conde - Rlam
7 de agosto (sexta) - Madre de Deus -Temadre
10 de agosto (segunda) - São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) - Catu - Santiago
12 de agosto (quarta) - Mata de São João 
13 de agosto (quinta) - Camaçari - Fafen
14 de agosto (sexta) - Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) - Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças 
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde - Refinaria Landulpho Alves (Rlam).

 

* Com informações da assessoria de imprensa do Sindipetro Bahia.

Edição: Elen Carvalho