Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Saiba como a candidíase está relacionada à qualidade alimentar

Imagem de perfil do Colunistaesd
O óleo de coco tem a capacidade de inativar os fungos e o orégano inibe o crescimento dos mesmos, enquanto a cúrcuma é um ótimo anti-inflamatório e anti-bacteriano - Divulgação
Alguns alimentos aumentam o crescimento do fungo, diminuem a imunidade e pioram os sintomas

É histórica a responsabilização das mulheres pelo bem-estar coletivo. A partir de construções socioculturais os papéis destinados às pessoas do sexo feminino sempre estiveram relacionadas à práticas de cuidados com os outros, à nível doméstico, educacional e de saúde (física e psicológica).

Se antigamente ser mulher era sinônimo de maternidade e do papel de dona de casa, atualmente essa não é a regra predominante. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase a metade das casas são sustentadas por mulheres, apesar da desigualdade salarial. Contudo, a inserção das mulheres no mercado de trabalho não significou a divisão igualitária de responsabilidades com a casa e família, o que cria a sobrecarga da jornada dupla ou tripla de trabalho não remunerado. Oficialmente, mulheres têm menos tempo livre que os homens.

Uma das implicações diretas da pouca importância dada ao trabalho não remunerado é a sobrecarga sobre a saúde física e emocional das mulheres.

Esse quadro fica agravado no contexto atual de pandemia e distanciamento social. Com a restrição das redes de apoio e necessidade de cuidado integral de filhos, trabalhos domésticos e demandas financeiras, muitas mulheres estão passando por um processo de adoecimento e a alimentação pode ser uma fuga comum.

Em muitos momentos o ato de se alimentar cumpre o papel de aliviar angústias, acalmar a mente e trazer recordações afetivas. Essas escolhas podem estar baseadas em alimentos naturais ou ultraprocessados, desde que tragam a sensação de satisfação para nossa mente. Porém, o desejo de dissolver as preocupações através da comida é apenas uma ilusão.

A candidíase é um dos desequilíbrios mais comuns e totalmente relacionado à qualidade alimentar e emocional da mulher.

Essa condição é caracterizada por uma infecção da vagina e da vulva devido ao crescimento descontrolado, principalmente, do fungo Candida albicans, naturalmente presente na nosso organismo.

De maneira geral, uma alimentação com alto consumo de farinhas refinadas, açúcar, massas, alimentos com grandes chances de contaminação fúngica (amendoim, castanhas, amêndoas, produtos à granel), alimentos fermentados (vinho, conservas) e alimentos ultraprocessados (com excesso de sódio, corantes, conservantes – incluindo suco de caixinha) deve ser evitada. Esses tipos de alimentos aumentam o crescimento do fungo, diminuem a imunidade e pioram os sintomas.

Se as mulheres são historicamente as cuidadoras do coletivo, nós devemos lembrar de cuidar uma das outras e, antes de tudo, cuidar de nós mesmas. Então pega aquele seu potinho mais bonito, acende o fogão, separa as ervinhas e vamos fazer a magia de desaparecer com essa cândida. Anota essa receita dois em um para seu cuidado diário e essencial. 

MANTEIGA/POMADA DE COCO

Ingredientes:

100ml de óleo de coco 

1 colher de sopa cheia de orégano fresco

1 colher de sobremesa cheia de cúrcuma/açafrão da terra fresco ralado ou em pó

Sal (apenas se for ingerir)

Modo de preparo:

Se o óleo de coco estiver sólido, coloque um pote em banho-maria para amolecer;

Com um pilão ou cabo (de ponta achatada) de colher de pau, misture e soque o orégano e a cúrcuma;

Dica: Para usar como pomada, você pode retirar as partes sólidas do orégano e cúrcuma com uma peneira ou garfo. Se você fizer essa receita para comer em substituição à manteiga, não tem necessidade de peneirar e não esqueça de adicionar o sal.

Guarde em um pote com tampa na geladeira para que o óleo de coco endureça (caso você more em um lugar frio, não tem necessidade).

Se você estiver sentindo coceiras, ardência, inchaço na região genital, ou outros sintomas de candidíase, use um pouquinho dessa pomada diretamente na vagina e na vulva. O óleo de coco tem a capacidade de inativar os fungos e o orégano inibe o crescimento dos mesmos, enquanto a cúrcuma é um ótimo anti-inflamatório e anti-bacteriano.

O melhor horário para usar como pomada é à noite, antes de dormir. Não esqueça de lavar as mãos antes de aplicar!

Edição: Mariana Pitasse