Rio de Janeiro

Um passo atrás

Presidente do STF suspende processo de impeachment contra Witzel na Alerj

Ministro Dias Toffoli determinou que comissão que analisa o processo seja dissolvida e uma nova seja formada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Witzel e Cláudio Castro
Em processo na Alerj, governador é considerado suspeito em compras fraudulentas de equipamentos e contratos firmados para combate à pandemia da covid-19 - Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou na noite da última segunda-feira (27) a suspensão da Comissão Especial que analisa o processo de impeachment do governador Wilson Witzel (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A decisão atende a um pedido de Witzel na instância superior.

Segundo Toffoli, a Alerj não respeitou o princípio de proporcionalidade no momento de formação da Comissão Especial. A comissão que analisa o impeachment do governador é formada por um membro de cada um dos 25 partidos da Casa Legislativa. Com a decisão, a Alerj deverá dissolver esta comissão e formar uma nova a partir do peso de cada partido.

Leia também: Contas rejeitadas no TCE-RJ viram "fato novo" para impeachment de Witzel na Alerj

Nesta terça (28), o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), está reunido com o presidente da Comissão, deputado Chico Machado (PSD), o relator, deputado Rodrigo Bacellar (SDD), e a Procuradoria da Alerj para avaliar os próximos passos.

Com a suspensão e dissolução da Comissão Especial por Toffoli, a Alerj deverá zerar a contagem do prazo de 10 sessões para que Witzel apresente sua defesa até que uma nova comissão seja formada.

"De porta em porta"

Integrante da Comissão, o deputado Waldeck Carneiro (PT) disse que a Alerj apresentou as justificativas ao STF quando Witzel entrou com a reclamação na Corte. "Com todo o respeito, o ministro Toffoli não leu ou não levou em conta a manifestação apresentada pela Alerj sobre a reclamação protocolada pelo governador junto ao STF".

Ainda segundo o parlamentar, em vez de se dedicar à preparação de sua defesa contra a denúncia, Witzel "prefere ficar batendo de porta em porta nos tribunais e tentando se esquivar do processo". 

"O estado do Rio enfrenta uma crise humanitária e sanitária de grande proporção, são mais de 13 mil mortos pela covid-19, enfrenta também uma crise fiscal há anos e as finanças continuam em situação muito delicada. E ainda tem que enfrentar uma crise política e institucional decorrente da suspeição que se instalou sobre o Governo Witzel no âmbito da sua administração", completou Waldeck.

Processo

A abertura do processo de impeachment contra o governador do Rio foi autorizada no início de junho e tem como um dos autores o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB). Devido à pandemia, a sessão que autorizou o processo contra o governador foi realizada de forma online e aprovada pelos 70 deputados que compõem a Casa Legislativa do estado.

Segundo a denúncia na Alerj, Witzel é suspeito de envolvimento em compras fraudadas de equipamentos para o combate à pandemia da covid-19 e em contratos firmados pelo governo do estado.
 

Edição: Eduardo Miranda