Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Inverno chegou: é preciso ter atenção com a frieza e a secura no corpo

Imagem de perfil do Colunistaesd
Nhoque de baroa com pesto é a dupla receita perfeita para um inverno quentinho, saboroso e saudável - Divulgação
Nosso organismo expressa as características do ambiente que nesta estação podem causar ressecamento

Chega a ser engraçado dizer que o inverno chegou na cidade do Rio de Janeiro. A sensação térmica continua de calor e daria até para ir à praia, se não estivéssemos em quarentena. Porém, não é apenas a queda de temperatura que caracteriza essa estação. 

Como regra geral, o inverno é definido como um período do ano em que presenciamos mais secura proveniente da falta de chuva e da maior ação do vento, além de menor luminosidade e temperaturas mais amenas. A intensidade dessas características é variável de acordo com a altitude, longitude e latitude de cada região do país, mas afeta de forma parecida todos as pessoas.

Dentre os conhecimento da ciência milenar Ayurveda, é considerado que cada estação afeta o corpo humano de formas diferentes. Nosso organismo expressa de forma similar as características predominantes no ambiente. Pele, olhos, nariz e cabelo podem ficar mais ressecados nesse período e nossa temperatura corporal fica um pouco mais fria, principalmente as extremidades, como mãos, pés, orelhas, nariz.

O acúmulo dessas características de frieza e secura, no corpo, podem gerar desequilíbrios e doenças, se não houver cuidado.

No inverno o vigor do indivíduo será máximo. A atividade digestiva torna-se poderosa porque é impedida de se dispersar pelo frio na atmosfera. O forte potencial de digestão pode digerir os tecidos corporais, se não forem seguidas as recomendações de manutenção da saúde.

Dentro da alimentação é interessante evitar refeições frias (saladas verdes cruas, alimentos retirados diretamente da geladeira) e secas (farofa, quibe, pipoca, biscoito de farinha refinada). Dê preferência para alimentos mais pesados como óleos e gorduras de boa qualidade (azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco, manteiga sem sal, abacate, leite integral, ghee), raízes (aipim, inhame, batata doce, batata baroa), alimentos adocicados (abóbora, cenoura, beterraba, milho), grãos integrais (arroz, trigo, quinoa, aveia) e oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, semente de girassol e de abóbora, gergelim, linhaça).

Abaixo deixo uma dupla receita perfeita para um inverno quentinho, saboroso e saudável:

NHOQUE DE BAROA AO MOLHO PESTO

Ingredientes Nhoque:

3 batatas baroa (mandioquinha) médias (aproximadamente 300g)

1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra-virgem

½ xícara de farinha (de trigo ou arroz)

Pitada de sal

Modo de preparo Nhoque:

Lave e corte cada batata em pedaços grandes. Em uma panela, cubra as batatas com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, até ficarem macias, porém consistentes.

Desligue o fogo e deixe as batatas escorrendo, para sair o excesso de água. Amasse as batatas ainda quentes e adicione sal. Adicione a farinha aos poucos, até que a massa fique consistente.

Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha para abrir a massa e não grudar. Divida a massa em alguns pedaços e modele na forma de uma minhoca. Não afine demais! Corte a massa modelada em pedaços de 1-2 dedos, com auxílio de uma faca. Ao cortar, transfira os pedaços para um tabuleiro ou panela com um pouco de farinha, só para não grudar.

Para cozinhar o nhoque, leve uma panela com água e azeite em fogo alto. Assim que ferver, adicione sal. Coloque alguns pedaços de massa na água fervente. Assim que a massa boiar retire com uma escumadeira. Deixe escorrer bem a água e coloque em um refratário, panela ou bacia untado com um pouco de azeite. Repita o processo até acabar a massa crua.

Ingredientes Molho Pesto:

½ maço de manjericão

½ maço de alfavaca

um punhado de sementes de nozes

1 pitada de sal

pitada de pimenta-do-reino

gotas de limão

5 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo Molho Pesto:

Coloque todos os ingredientes no processador, exceto o azeite. Processe e acrescente o azeite aos poucos até virar um molho. Não processe muito para não ficar homogêneo, deixe alguns pedacinhos de folha e sementes para ficar mais crocante.

Para finalizar o prato, misture o molho pesto ao nhoque quentinho e sirva-se!

Dicas: é possível substituir a batata baroa por outro tubérculo (inhame, mandioca, batata doce); a alfavaca e as nozes também podem ser substituídas por salsinha e castanha de caju ou semente de abóbora crua e sem casca, por exemplo.

Edição: Mariana Pitasse