Rio de Janeiro

#BrequeDosApps

Entregadores do Rio e região metropolitana se unem à paralisação nacional

Entre as reivindicações estão os aumentos da taxa mínima e do valor percorrido por quilômetro, além do fim dos bloqueios

Brasil de Fato | Niterói (RJ) |
Em Niterói, entregadores realizaram carreata pelos principais pontos de trabalho da cidade - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Na manhã desta quarta-feira (1), entregadores de aplicativos da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, realizaram um ato exigindo melhores condições de trabalho para atuar no serviço de delivery. A paralisação "Greve dos Apps” ou “Breque dos Apps”, como ficou conhecida nas redes sociais, é de caráter nacional e entre as principais reivindicações estão os aumentos da taxa mínima e do valor percorrido por quilômetro, além do fim dos bloqueios indevidos. 

Rodrigo Santana, mais conhecido como Bebezão, atua como motoboy há nove anos. De acordo com ele, entre as reivindicações dos entregadores está também o seguro, uma vez que em casos de acidente ou roubo da mercadoria, a responsabilidade recai sobre o entregador. 

“Eu acho que as empresas deveriam se preocupar mais com a gente também com os valores e seguro. Eu trabalho com a Loggi que faz transporte de mercadoria de valor, as vezes fazemos uma rota com R$ 25 mil em mercadoria no baú e não temos nenhum tipo de seguro”, conta o entregador.

::“Muito trabalho para receber pouco”, destaca entregador de aplicativo sobre rotina::

Um outro problema recorrente também para os trabalhadores do serviço de delivery por aplicativo é a precária condição de trabalho: eles não possuem um ponto de apoio com banheiro, recarga de celular e bebedouro. Mumuzinho mora em Niterói, mas trabalha no Rio de Janeiro, pois os valores para entrega na capital são melhores. Ele já teve o pedido de usar o banheiro negado dentro de um estabelecimento que atendeu.

“Em Ipanema, há dois meses, tive o pedido de ir ao banheiro negado. Se a gente urina na rua, as autoridades nos prendem. Ando com uma garrafa dentro do meu baú, se não tiver como ir ao banheiro, eu uso a garrafa. Fica muito difícil”, desabafa. 

Em Niterói, o ato começou às 9h da manhã, próximo à Estação das Barcas, no centro da cidade. Por volta das 11h, os entregadores saíram em carreata e pararam nos principais pontos de trabalho no município. A saída do estacionamento do Plaza Shopping no centro, o Mc’ Donalds e o restaurante Outback, ambos em Icaraí, foram locais de protesto dos manifestantes. 

Na capital

Os entregadores também se mobilizaram na cidade do Rio. A concentração do ato ocorreu na Igreja da Candelária, no centro. O grupo realizou uma manifestação simbólica em frente ao Ministério do Trabalho e depois seguiu para  a Zona Sul, parando nos bairros de Botafogo e Jardim Botânico.

Por meio de nota divulgada à imprensa, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (AMOBITEC), que representa empresas do serviço de delivery por aplicativo, informou que "desde o início da pandemia, diversas ações de apoio aos entregadores parceiro, tais como a distribuição gratuita ou reembolso pela compra de materiais de higiene e limpeza, como máscara, álcool em gel e desinfetante, e a criação de fundos para o pagamento de auxílio financeiro para parceiros diagnosticados com covid-19 ou em grupos de risco foram implementadas".

Além disso, segundo a nota, os entregadores parceiros cadastrados nas plataformas estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas.

Edição: Mariana Pitasse