Rio de Janeiro

Reabertura

Estudo da Uerj recomenda a suspensão da flexibilização social no estado do Rio

Casos confirmados de covid-19 e óbitos permanecem crescendo; relatório recomenda ainda a testagem em massa da população

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, até quinta-feira (25) foram registrados 105.897 casos confirmados e 9.450 óbitos por coronavírus - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Pesquisadores na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que integram o portal Covid-19: Observatório Fluminense recomendaram na última quarta-feira (24) ao governo do estado do Rio a suspensão das medidas de flexibilização social, caso as taxas de óbitos e infecções por coronavírus permaneçam subindo.

A análise da 25° semana epidemiológica, compreendida entre 14 e 20 de junho, traz um alerta para os governos do estado e municípios. O relatório recomenda que haja investimento em testagem em massa para detectar casos assintomáticos e, dessa forma, reduzir a propagação do vírus. Além disso, o estudo, aponta que se o aumento de casos persistir por muito tempo, “os efeitos em termos de mortalidade podem ser catastróficos”. 

::Cacique de aldeia de Angra dos Reis (RJ) é internado em estado grave com covid-19::

Para conter o avanço da covid-19, os pesquisadores recomendam às autoridades de Saúde do estado que comecem a preparar a suspensão da flexibilização social. Em entrevista à Agência Brasil, o professor Lisandro Lovisolo, um dos coordenadores do portal, disse que os casos vão aumentar e será necessário tomar medidas de contenção do movimento novamente. “O movimento recente da epidemia na cidade do Rio de Janeiro indica que ela volta a ganhar força”. O professor analisou que a reabertura ocorreu de forma muito rápida. “Podia ter esperado um pouco mais,” revelou o coordenador do portal.

Alerta

O estudo desenvolvido pela Uerj revela ainda que se o estado do Rio de Janeiro fosse considerado como um país estaria hoje na sétima posição no ranking dos países, com uma razão de 511 mortos por milhão de habitantes, empatado com a Suécia. Segundo o relatório, o município de Niterói, na região metropolitana, apresenta a maior incidência de casos confirmados de covid-19 por 100 mil/habitantes. Já a capital fluminense lidera com o maior número de óbitos. 

::STF julga ação que denuncia estado do RJ por mortes em operações policiais::

O estado do Rio registra até esta quinta-feira (25), segundo Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, 105.897 casos confirmados e 9.450 óbitos por coronavírus. Há 1.122 óbitos em investigação. De acordo com o órgão, entre os casos confirmados, 85.690 pacientes se recuperaram da doença.

Edição: Jaqueline Deister