Pernambuco

CINEMA

Fundação pernambucana realiza I Festival Nacional de Curtas online

O Festival é aberto a todos os diretores e diretoras do Brasil e será realizado na primeira semana de julho

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta é realizar uma versão do FestCurtas em formato presencial no Cinema da Fundação ao final do isolamento social - Victor Jucá

O FestCurtas Fundaj 2020 – I Festival Nacional de Curtas da Fundação Online é o primeiro festival promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), todo o processo será online, da inscrição à exibição dos filmes. O Festival é aberto a todos os diretores e diretoras do Brasil e será realizado na primeira semana de julho. Podem participar filmes de até 30 minutos sejam ficção, documentário ou animação.


As inscrição estão sendo realizadas no site festcurtasfundaj.com.br  e o prazo para inscrição e envio dos filmes é até o dia 15 de junho. Importante a leitura do regulamento pois só serão aceitos curtas produzidos a partir de junho de 2018. O anúncio dos selecionados será feito no dia 25 de junho.
O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no FestCurtas Fundaj 2020 será divulgado no site do festival e da Fundaj, nas mídias sociais do Cinema, da Cinemateca Pernambucana e demais espaços on-line da Fundação Joaquim Nabuco.


Serão concedidas premiações para melhor ficção, documentário e animação. Além disso, haverá o prêmio do público, escolhido por votação online. A produção local será contemplada ainda com o Prêmio Cinemateca Pernambucana. Todos os vencedores receberão Selos de Premiação e Certificados, além de terem seus filmes exibidos dentro da programação semanal do Cinema da Fundação (salas no Derby e no Museu), durante uma semana cada um.

A proposta é realizar uma versão do FestCurtas em formato presencial no Cinema da Fundação ao final do isolamento social. Os vencedores e vencedoras dos prêmios do Estado e da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco, além de participarem da Mostra FestCurtas Fundaj 2020 presencial, receberão passe livre para frequentarem o Cinema da Fundação, com acompanhante, durante dois meses assim que as salas forem reabertas.

Edição: Monyse Ravena