Ceará

Coronavírus

Artigo | A Marcha virtual pela ciência, o pacto pela vida e pelo Brasil

É fundamental a contribuição da ciência, desenhando políticas públicas eficazes para o combate à pandemia

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A crise econômica agravada pela pandemia pode causar distúrbios sociais incontroláveis e requer a busca urgente de soluções - Foto: PMSP

Neste 7 de maio, cientistas, professores, estudantes e congêneres de todo o Brasil promovem na internet a Marcha (virtual) pela Ciência. Nos últimos dois meses, séculos passados e a esforço de gerações em prol de futuro melhor desfilam aos nossos olhos. A peste, pandemia do século XIV, e a epidemia da varíola no século XIX, que matou, apenas em Fortaleza, cerca de 60 mil pessoas, nos assombram. Sob péssimas condições sanitárias e econômicas, níveis elevados de pobreza e fome, e um Sistema Único de Saúde (SUS) carente de recursos (embora universal), o Brasil e a capital cearense fornecem condições propícias para experimentarmos nova catástrofe.
 
Na crise atual, adubada por enorme desigualdade social incrustada na cultura e na organização política do Brasil, já se desenha aqui na evolução da pandemia causada pela Covid-19, o mesmo que se vê nos Estados Unidos: são os mais pobres e vulneráveis que já sofrem as piores consequências da doença avassaladora. Castigados pela crise econômica e social, perderão vidas e acesso a condições dignas de sobrevivência.

O isolamento social – recomendado pela OMS, sociedades e organismos científicos e de saúde – é boicotado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, gerando na população dúvidas sobre a conduta mais adequada e levando-a irresponsavelmente à desgraça. Ante esse cenário e seu desenrolar sombrio, a sociedade civil recorre à ciência, à solidariedade e à democracia. Assim, nasceu o Pacto pela Vida e pelo Brasil no último dia 7 de abril, lançado por entidades como: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).
 
Nesse pacto, endossado por mais de 115 entidades nacionais e internacionais, os signatários clamam aos brasileiros, em particular, aos governantes e parlamentares, a exercer a cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e dignidade humana. O fortalecimento do SUS e a garantia de renda básica emergencial, com alcance amplo e implementação eficaz, que não é o caso atual, são elementos centrais do Pacto.

A crise econômica agravada pela pandemia pode causar distúrbios sociais incontroláveis e requer a busca urgente de soluções envolvendo toda a sociedade. Para tanto, é fundamental a contribuição da ciência, desenhando políticas públicas eficazes para o combate à pandemia ou a implementação de programas econômicos de reestruturação pós-crise. Projetar e planejar o futuro pós-crise requer ciência. Obter tratamentos, remédios e vacinas requer ciência. É, portanto, mais do que oportuno ser feita neste momento a marcha em defesa da ciência. Sim, a vida vem antes da economia. É esse o Pacto. E para ambas, o remédio é ciência.
 
*Professora Titular do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Edição: Monyse Ravena