Rio de Janeiro

Dieta balanceada

Alimento é saúde | Saiba sobre a importância da digestão para saúde do corpo

Confira também a receita do kichari, um prato típico da culinária Ayurveda, que pode ser consumido no almoço ou jantar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O kichari é uma refeição de fácil digestão, indicada no Ayurveda - Divulgação

Que os alimentos naturais e as preparações caseiras são a melhor forma de manter a saúde, muita gente já sabe. Porém, um fator ainda mais importante é a digestão.

Dentro do Ayurveda, sistema milenar de saúde, é dito que se o Agni estiver fraco qualquer alimento pode se tornar um veneno, até mesmo uma alface; por outro lado, se o Agni estiver equilibrado, qualquer coisa se torna um alimento saudável. Agni é a força responsável pela transformação e está presente em todas as nossas células, auxiliando a digerir os alimentos que ingerimos e as impressões da mente. Aqui, vamos nos referir apenas a digestão física dos alimentos.

A digestão é responsável pela capacidade futura de absorção dos nutrientes e elementos que cada refeição apresenta. Esse processo se inicia antes mesmo da mastigação, pelas sensações que temos contato a partir dos alimentos (cheiro, consistência e textura, aparência). Nesse momento nosso corpo já começa a produzir enzimas, responsáveis por quebrar as moléculas do alimento, a partir de estímulos nervosos originários do cérebro.

Assim que colocamos o alimento na boca, o processo de digestão passa a ser mais ativo a partir da atuação da enzima amilase. Esse é um dos motivos da recomendação de mastigar bem tudo o que você ingerir.

O estômago é responsável por juntar todos os alimentos previamente mastigados e torná-los uma preparaçao homogênea. O suco gástrico, presente no nosso estômago, é um líquido ácido e cheio de enzimas, responsável por essa homogeinização. Se houver desequilíbrio na sua produção, tanto deficiência, quanto excesso, a digestão como um todo fica comprometida. Dessa forma, podem surgir sintomas como sensação de peso e enjoo ou azia, gastrite e úlcera.

Em seguida, o alimento chega ao intestino. Esse órgão mede, em média, sete metros e é responsável por finalizar a digestão dos alimentos e, enfim, pela absorção dos nutrientes. Além disso, ele bloqueia a passagem de elementos nocivos e faz a mediação de substâncias de “trânsito livre”, como a água. Isso tudo acontece em um intestino saudável.

Resgatando todos os momentos do processo de digestão é possível observar que existem muitos fatores que podem nos levar ao desequilíbrio, desde questões mentais até questões físicas e bioquímicas. O estresse, a preocupação excessiva, o sono mal dormido são alguns fatores que influenciam diretamente a produção de estímulos nervosos e, consequentemente a digestão. Não é a toa que muitas pessoas apresentam gastrite associada a questões emocionais. A mastigação incorreta, o consumo escasso de alimentos naturais, assim como seu consumo excessivo, além dos produtos ultraprocessados e hidratação incorreta são pontos importantes a serem observados para a saúde sistêmica.

O Ayurveda considera que a digestão deve ser estimulada através de uma alimentação adequada ao indivíduo e às estação do ano, exercícios, sono e respiração correta.

Caso contrário, ao apresentar alguma disfunção digestiva, nosso organismo não absorve os nutrientes e elementos corretamente e gera Ama - que está relacionada às toxinas, aquilo que acumula matéria nos canais, impedindo a livre circulação de substâncias no organismo. Ama ou a toxina, faz parar a transformação e sem transformação não há vida.

Portanto, sempre observe sua digestão antes e depois das refeições. Um ótimo sinal de que seu corpo está preparado para receber mais alimentos é a fome fisiológica! Evite alimentos que causem muito sono, sensação de peso e desconfortos intestinais ou mentais. A quantidade também deve ser moderada, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para te ajudar a fazer uma refeição de fácil digestão, trago abaixo uma receita indicada no Ayurveda, que pode ser consumida no almoço ou jantar. Aproveite!

KICHARI

Ingredientes:

1 colher de chá de ghee ou azeite

1 colher de chá de sementes de cominho

1 colher de chá de cúrcuma ralada ou em pó

1 cebola picada em pedaços pequenos

1 colher de chá de sal

1 xícara de arroz basmati ou cateto

1\2 xícara de lentilha vermelha, verde ou marrom

1 cenoura cortada em cubinhos

50g de vagem cortada bem fina

Como fazer:

Esquente o ghee ou o azeite em uma panela e adicione o cominho. Quando começar a formar espuma, adicione a cúrcuma e em seguida a cebola. Refogue até dourar bem. Acrescente, nesta ordem: todos os vegetais, por último o arroz e a lentilha. Frite um pouco e adicione água morna, até o cobrir o arroz e os vegetais. Quando a água começar a ferver, adicione o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar. O ponto é ideal é quando os grãos ficam bem cozidos, lembrando um arroz mais molinho.

*Raíssa Fato é nutricionista especializada em alimentação natural.

Edição: Mariana Pitasse