Paraíba

1º de maio

Ato online e campanhas de solidariedade marcam dia da classe trabalhadora na PB

Ações para vencer o vírus e o descompasso do governo Bolsonaro vêm da união das forças populares

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Materiais que foram doados neste 1 de maio em JP e regiões - Reprodução

Sexta-feira (1º/05) foi o dia da classe trabalhadora ocupar as redes sociais. Dessa vez, para realizar atos virtuais em todo o país pelo fortalecimento da democracia, por mais emprego e renda e por solidariedade entre as pessoas durante a pandemia da COVID-19.

Na Paraíba, a CUT-PB, a CTB-PB, a Intersindical, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, assim como representações do movimento de mulheres, partidos do campo progressista e ADUFPB fizeram uma live, durante a manhã do dia das trabalhadoras e trabalhadores, pelo canal do Jornal Brasil de Fato no YouTube (www.youtube.com/c/BrasildeFatoPB).


Transmissão será realizada das 9h às 11h30, por meio do canal do Brasil de Fato no YouTube / Reprodução

A transmissão teve caráter político-cultural e teve como tema “Solidariedade, saúde, emprego, renda e democracia! Fora Bolsonaro!” em referência à insegurança da sociedade no momento de pandemia, em virtude da condução autoritária e negacionista do governo federal.

O evento contou com a participação das centrais, frentes, movimentos sociais e partidos do campo progressista, que levaram aos trabalhadores e trabalhadoras, temas de luta e reflexão, com música e ações de solidariedade. Vários artistas deram sua contribuição como Adeildo Vieira, Djully, Escurinho, Cida Alves, Gatunas, Bebé e Chico de Natércio, Beto Melo, Vitória Ohana e Maria Sem Vergonha.

“A quarentena nos impossibilita de fazermos o ato como de costume e sabemos que a internet não é um mecanismo acessível a todos os trabalhadores. Entretanto não abrimos mão de denunciar o desmonte do Estado e toda essa conjuntura desastrosa do governo Bolsonaro”, disse o presidente da CUT-PB, Tião Santos.

Após o término do evento na Paraíba, as centrais sindicais também transmitiram um ato virtual do 1° de maio Solidário para todo o Brasil, com apresentações feitas em casa por uma série de artistas. O evento nacional foi veiculado pela TVT e retransmitido pelo facebook da CUT-PB (www.facebook.com/cutparaiba).

Rede Periferia Viva


Materiais que foram doados neste 1 de maio em JP e regiões / Reprodução

Na Paraíba, o Dia da Trabalhadora e do Trabalhador foi marcado pela solidariedade. Através da articulação com o poder público, junto com o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), com o MST, e sobretudo a através da solidariedade de militantes e toda sociedade, no 1 de maio, uma média de 30 ocupações urbanas na região metropolitana de João Pessoa receberam uma média de 2 mil metros de lona,- 1000 litros de leite, 200 cestas básicas completas, 200 quentinhas, 200 litros de sabão e água sanitária, 200 máscaras e 100 camisas do MTD.


Máscaras doadas por Maria Brasil e pela Pastoral da Juventude Rural / Reprodução


Sabão líquido artesanal e ao fundo doações de água sanitária, lonas e alimentos / Reprodução

Fazem parte dessa rede, movimentos organizados como: o  MST, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude, a Pastoral da Juventude Rural, a Marcha Mundial das Mulheres, a Rede de Médicos e Médicas Populares, o Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, o Coletivo de professores Adélia de França e o Movimento de Atingidos por Barragens - MAB; e a população em geral que faz suas doações.


Doações no Sintricom / Reprodução


Doações para comunidade Boa Esperança, no Cristo (JP) - na foto Dona Penha / Reprodução

Diversas iniciativas se juntam a essa rede como as campanhas Quarentena por Direitos (doação de alimentos, material de limpeza e lona nas comunidades Sem Teto), Mãos Solidárias (que recolhe alimentos e material de limpeza em condomínios e prédios em JP), Leite Fraterno (campanha do MPF e MST para compra e doação de leite produzido por agricultores familiares do Cariri Paraibano).


Família recebe leite da campanha Leite Fraterno neste 1 de maio / Reprodução


Mãos Solidárias no Bancários - Deyse Tarairiú / Reprodução

<>

Acima, um vídeo do resultado da Campanha Mãos Solidárias, no condomínio Condomínio Pontal da Praia, no bairro de Manaíra (JP).


Recolhimento de doações - na foto militante John Jerônimo / Reprodução


Leite arrecadados pela campanha Leite Fraterno / Reprodução


Militantes do MTD na entrega das doações / Reprodução

A meta é ajudar 8 mil famílias no Estado da Paraíba. As doações de alimentos, material de limpeza, máscaras podem ser realizadas em João Pessoa, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sintricom, que fica localizado na Rua Cruz Cordeiro, n° 57, Varadouro.

Panelaço contra Bolsonaro

Também foi registrado neste dia 1 de maio, um Panelaço contra Bolsonaro, realizado em 1 de maio de 2020, nas ocupações urbanas de Frei Damião e Rua da Cachoeira, em Bayeux e Santa Rita (PB). Confira:

<>

 

Edição: Heloisa de Sousa