Paraná

Nas redes

Brasil de Fato debate os 20 anos de assassinato de Sem Terra pela PM do governo do PR

Entrevista acontece neste sábado, a partir das 17h30, na página de Facebook do Brasil de Fato Paraná

Curitiba (PR) |
Evento será transmitido ao vivo na página de Facebook do Brasil de Fato Paraná, a partir das 17h30 - Divulgação

Neste sábado (2), o Brasil de Fato Paraná organiza um debate especial sobre os 20 anos do assassinato do camponês Antônio Tavares pela Polícia Militar do governo do Paraná, à época comandado por Jaime Lerner (1994 a 2002). O debate começa às 17h30 e tem exibição ao vivo na página de Facebook do Brasil de Fato Paraná. Os convidados são Roberto Baggio, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Bruna Zimpel, da direção estadual do MST no Paraná. 

Lembre o caso

O crime aconteceu no dia 2 de maio de 2000, quando cerca de 50 ônibus com mais de dois mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) seguiam para a capital, rumo à Marcha pela Reforma Agrária, organizada em comemoração ao 1º de Maio - Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Os policiais bloquearam a pista e impediram comboio de seguir viagem, no trecho entre as cidades de Campo Largo e Curitiba. Antes de haver qualquer tipo de negociação, os policiais começaram a atirar em direção aos trabalhadores. Antônio Tavares foi atingido pelo policial militar Joel de Lima Santa Ana, e faleceu no mesmo dia. A violência policial ainda deixou cerca de 300 feridos.

Antônio Tavares Pereira tinha 38 anos, era pai de cinco filhos. Em 2012, o Tribunal de Justiça do Paraná condenou o Estado do Paraná pelo assassinato de Antônio Tavares. O policial que disparou o tiro, no entanto, não foi responsabilizado. 

Edição: Lia Bianchini