Rio de Janeiro

medidas de contenção

RJ avalia adotar lockdown e estende quarentena até 11 de maio

O estado está em uma curva descontrolada de casos de covid-19; mais de 300 pessoas estão na fila de espera de UTIs

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Governador Wilson Witzel (PSC) estendeu quarentena no estado até 11 de maio - Mauro Pimentel/ AFP

O estado do Rio de Janeiro pode ser o primeiro do país a colocar em prática o lockdown - bloqueio total de atividades, circulação das pessoas além de fechamento das divisas entre cidades e os estados vizinhos. A adoção da medida para tentar conter o avanço devastador da covid-19 está em avaliação, segundo afirmou o secretário estadual de de Saúde Edmar Santos. 

Conforme noticiado pelo Brasil de Fato, o Rio de Janeiro está em uma curva descontrolada de casos de covid-19, com uma fila de mais de 300 pessoas esperando vaga na UTI. O estado é o segundo estado com mais casos da doença, atrás apenas de São Paulo.

::Rio de Janeiro está em curva descontrolada de casos de covid-19::

O governo do Rio faz uma projeção ainda mais assustadora para as próximas duas semanas: haveria a necessidade de 21 mil leitos de enfermaria e 7 mil de UTI. No entanto, a rede pública espera ter ao todo, entre enfermarias e UTIs, 3,4 mil leitos. Isso pode gerar um déficit de 25 mil vagas nos hospitais.

Com essa projeção, o governador Wilson Witzel (PSC) estendeu a quarentena no estado até 11 de maio. Na capital, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) estendeu o isolamento social para 15 de maio. As decisões foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (30).

Edição: Mariana Pitasse