Rio de Janeiro

1º de maio

Movimentos populares organizam distribuição de 500 refeições no Dia do Trabalhador

As "Marmitas solidárias" serão distribuídas a partir das 11h no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A campanha “Marmitas Solidárias” também ocorrerá no município de Resende, na região sul-fluminense - Foto: Mãos Solidárias

Diversos movimentos populares realizam nesta sexta-feira (1°), Dia do Trabalhador, a distribuição de 500 marmitas solidárias no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, localizado na Lapa, centro da capital. A ação conta com uma equipe de 30 voluntários entre jovens e agentes de saúde que seguem todos os protocolos de sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. 

A iniciativa “Marmitas Solidárias” teve origem no Armazém do Campo de Pernambuco e faz parte das ações realizadas pelos movimentos populares desde o início da pandemia. A distribuição de refeições só está sendo possível pela solidariedade de diversas pessoas que se voluntariaram para trabalhar em tarefas que vão desde cozinhar a organizar a fila e servir. 

::Alimentação saudável: Armazém do Campo RJ faz entregas em casa durante quarentena::

Fortalecer a agricultura familiar também está entre os princípios da iniciativa. Segundo Rosinha Alvarenga, do Centro de Ação Comunitária (CEDAC), os alimentos usados para preparar as refeições são oriundos de pequenos agricultores do próprio estado do Rio. “As frutas e legumes agroecológicos e orgânicos foram comprados de agricultores familiares de diferentes regiões do Rio de Janeiro, Magé, Brejal, Serramar e outras localidades da zona oeste”, explica.

Para Mateus Santos, que trabalha no Armazém do Campo do Rio, é de extrema relevância que as refeições estejam sendo produzidas na unidade. “É muito simbólico que sejam produzidas essas marmitas num espaço como o Armazém do Campo, espaço dos trabalhadores e das trabalhadoras sem terra que promove um projeto de vida” descreve Santos.

A ação está prevista para acontecer de 11h até às 14h desta sexta-feira (1°). A campanha “Marmitas Solidárias” também vai acontecer no município de Resende, na região sul-fluminense, às 18h, na Baixada Olaria, atendendo 100 pessoas em vulnerabilidade social.

As marmitas solidárias contam com a organização de movimentos populares do campo e da cidade, centrais sindicais e de voluntários que podem se inscrever através do formulário da Marmita Solidária do Armazém do Campo RJ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 988968316. 

Edição: Jaqueline Deister