Rio de Janeiro

Alerta

Jovem de 17 anos que morreu de covid-19 em Caxias (RJ) foi tratada com cloroquina

Municípios da Baixada Fluminense lideram lista dos mais vulneráveis ao coronavírus em todo o Brasil, segundo pesquisa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jovem morre com covid-19
Kamilly e a mãe, Germaine, foram diagnosticadas com a covid-19 no fim de março - Reprodução

A Secretaria municipal de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, informou nesta sexta-feira (17) que a estudante Kamilly Ribeiro, de 17 anos, foi tratada com cloroquina enquanto esteve internada. Kamilly morreu na última terça-feira (14) de complicações decorrentes da covid-19. Mais jovem pessoa no estado do Rio de Janeiro a falecer após contrair o coronavírus, a estudante passou 20 dias internada na UTI do hospital Moacyr do Carmo, em Caxias.

Segundo um boletim médico do hospital, a cloroquina foi administrada na dosagem recomendada pelo Ministério da Saúde. Com uso defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada para curar a covid-19 - ainda está em fase de testes e sua prescrição é desaconselhada por especialistas da área e, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

::Hemodiálise na pandemia: assistente social relata impactos na rotina das clínicas::

A mãe de Kamilly, a dona de casa Germaine Ribeiro dos Santos, de 43 anos, também está internada com a covid-19. Ela e a filha apresentaram sintomas no mesmo dia e foram internadas no dia 22 de março em uma unidade de saúde de Xerém, na Baixada. Dois dias depois, Germaine e Kamylle foram transferidas para Caxias e permaneceram em isolamento.

O município de Caxias foi o último a decretar a quarentena para a população e o fechamento de estabelecimentos comerciais, mesmo quando o já registrava cinco mortes pela covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. Até a tarde da última quinta-feira (16), o boletim epidemiológico contabilizava 30 mortes, 405 casos suspeitos notificados, 103 casos descartados e 129 casos confirmados.

::Cidade do Rio tem ocupação de quase 90% dos leitos de UTI públicos::

O prefeito de Caxias, Washington Reis (MDB), chegou a se negar a decretar o fechamento das igrejas pelo período da quarentena, afirmando em vídeo que "a cura virá de lá". Dias depois, ele teve resultado de teste positivo para a covid-19 e se internou em um hospital particular da zona sul do Rio.

Baixada vulnerável

Um estudo elaborado pela Fundação Perseu Abramo que combina índices como densidade demográfica, mercado de trabalho, infraestrutura sanitária e serviços de saúde concluiu que São João de Meriti, também na Baixada Fluminense, é a cidade brasileira mais vulnerável ao alastramento do coronavírus.

::Websérie "Na fila do SUS" trata sobre a precarização da saúde pública::

"Apesar de possuir subíndice de saúde da população e de infraestrutura sanitária acima da média brasileira, seus indicadores de alta densidade demográfica e de precárias condições no mercado de trabalho local a colocaram nesta situação de maior risco", informa um trecho do documento.

Entre os 10 municípios com maior risco na lista, estão ainda Nilópolis e Belford Roxo, também na região. São Gonçalo e Mesquita aparecem na lista dos 30 municípios mais vulneráveis em todo o Brasil, na 15º e a 21º posição, respectivamente.

Edição: Mariana Pitasse