Perigo

Em Ouro Preto (MG), população pede paralisação de mineradoras durante pandemia

Segundo manifesto, funcionamento da Vale, Samarco, CSN, Gerdau e outras estariam colocando cidades em risco

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Até o momento, duas mortes por covid-19 já foram confirmadas neste setor - Mídia Ninja

As atividades minerárias, apesar de causarem aglomeração de pessoas, não pararam durante a pandemia de covid-19 (novo coronavírus). E é o que a população e movimentos populares vêm há mais de um mês criticando. Até o momento, duas mortes por covid-19 já foram confirmadas neste setor: a primeira em Mariana (MG) e a segunda em Parauapebas (PA).

Em Ouro Preto (MG), organizações populares se movimentam para barrar o funcionamento das mineradoras na cidade. Mais de 100 entidades, de liga esportiva a partidos políticos, assinam a nota unificada “Paralisar a mineração por nossas vidas!”, que pede a paralisação imediata das mineradoras Vale, Samarco, CSN, Gerdau e terceirizadas.

::Barragem da Vale sofre instabilidade e força remoção de moradores em Ouro Preto::

Segundo o texto, as empresas “mantêm sua produção, aglomerando operários e operárias dos pontos de ônibus às minas, utilizando de ações de prevenção absolutamente insuficientes, como redução parcial dos turnos, distanciamento nos ônibus e refeitórios, e triagem em algumas empresas”.

A nota aponta ainda que governos estadual e municipais “que deveriam exigir mudanças quanto a essa situação, ora colaboram, ora se acovardam frente aos interesses econômicos das grandes mineradoras”.

Para Bruna Monalisa, do Partido dos Trabalhadores de Ouro Preto, a prevenção ao covid-19 passa inevitavelmente pelas paralisações no setor. “As mineradoras empregam parcela expressiva da população, sua permanência em atividade faz com que a circulação de pessoas na cidade seja alta. Visto, por exemplo, o trajeto dos trabalhadores da sua residência até seu posto de trabalho”, alerta.

::Com aval do governo, mineradoras contrariam isolamento e seguem operando no país::

De acordo com Bruna, as organizações populares solicitam que as mineradoras parem suas atividades, mas garantam o salário e o emprego dos funcionários. A nota finaliza convocando os trabalhadores a realizarem uma greve, caso o funcionamento das mineradoras persistirem.

Já a Federação das Associações de Moradores de Mariana (FEAMMA), cidade ao lado de Ouro Preto e que possui complexos minerários em conjunto, lançou nota pedindo que a Prefeitura de Mariana aumente a fiscalização e controle do fluxo de pessoas nas ruas, mais fiscalização sobre quantidade máxima de pessoas em estabelecimentos comerciais e instalação de barreiras sanitárias nos acessos da cidade.

Mineração foi liberada pelo governo federal

As mineradoras funcionam graças a uma portaria emitida pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que incluiu as atividades de mineração como essenciais durante a pandemia da covid-19. Ou seja, que podem continuar funcionando. A medida era pleiteada pelas mineradoras e inclui atividades como processamento e transformação de bens minerais, e escoamento dos produtos gerados na cadeia produtiva.

Números em Minas

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, desta sexta (17/04), mostra que o estado já possui 1.021 casos confirmados e 35 óbitos também confirmados. Estão em investigação 72.860 casos.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Elis Almeida