Urgência

Cidade do Rio de Janeiro tem ocupação de quase 90% dos leitos de UTI públicos

Dos 619 leitos da rede pública da cidade, 548 estão ocupados; 203 são casos suspeitos ou confirmados de covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Taxa de ocupação dos leitos, que inclui as unidades municipais, estaduais e federais, em toda a capital fluminense é de 88,45% - Agência Brasil

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui as unidades municipais, estaduais e federais em toda a capital fluminense, é de 88,45%.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde destacou que esse percentual engloba pacientes com diferentes doenças e vítimas de infartos, de acidente vascular cerebral, entre outras emergências, e não apenas os infectados pelo novo coronavírus (covid-19).

::Websérie "Na fila do SUS" trata sobre a precarização da saúde pública::

O percentual de 88,45% significa que 548 leitos de UTI estão ocupados com pacientes de várias doenças do total de 619 leitos de UTI disponíveis na rede SUS na cidade do Rio. Desse total, estão internadas 203 pessoas com suspeita ou confirmação da covid-19 na UTI da rede SUS.

::Hemodiálise na pandemia: assistente social relata impactos na rotina das clínicas::

O estado do Rio de Janeiro registrou 333 novos casos da covid-19 e 41 mortes, nas últimas 24 horas. Com os dados mais recentes, o estado totaliza 3.743 casos e 265 óbitos por infecção pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Há ainda 114 óbitos em investigação.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse