Solidariedade

Movimentos populares distribuem marmitas em Recife durante pandemia de coronavírus

Com a campanha marmita solidária, já foram distribuídas 30 mil refeições para a população de rua da capital pernambucana

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo os organizadores, qualquer pessoa pode atuar como voluntária da campanha, desde que não faça parte dos chamados grupos de risco - Gustavo Silva

Sem domicílio, sem uma alimentação adequada e com dificuldades na higiene pessoal, a população em situação de rua está ainda mais vulnerável durante a pandemia do novo coronavírus. É neste cenário que organizações e movimentos populares do Recife decidiram realizar ações de solidariedade.

Com a campanha marmita solidária, já foram distribuídas 30 mil refeições para a população de rua concentrada nas redondezas do Armazém do Campo do Recife. 

Paulo Mansan, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco, explica que toda uma rede de apoio tem sido formada para levar a ação adiante. “Já teve adesão da arquidiocese e do grupo Unificados pela População em Situação de Rua, que junta mais de 50 grupos que fazem esse serviço de caridade e de solidariedade”, conta.

Os grupos têm feito o esforço de mobilizar ainda mais voluntários. Segundo os organizadores, qualquer pessoa pode atuar como voluntária da campanha, desde que não faça parte dos chamados grupos de risco. Shari Almeida é uma dessas pessoas que se aproximou da ação após tomar conhecimento pela internet. “A gente está aqui para tentar ajudar, seja com nosso braço como voluntário, seja nas doações dos itens que forem necessários. Então, a gente quer que mais gente venha para cá e possa sentir esse calor humano que é muito importante nesse momento”, ressalta.

Confira em vídeo a reportagem completa:

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação. 

 

Edição: Leandro Melito