Paraná

SOLIDARIEDADE ATIVA

Comunidades urbanas e indígenas recebem doação de 5 toneladas de alimentos do MST

Alimentos produzidos pelo MST foram entregues em comunidades do Novo Mundo, em Curitiba (PR) e Piraquara (PR)

Redação I Curitiba (PR) |
Ações de solidariedade como a entrega de alimentos tem se espalhado por todo o estado - Giorgia Prates

Mais de 80 famílias das associações de moradores Vila Formosa, Vila Leão, Vila Maria e Uberlândia e Ferrovila, ao lado de trabalhadores dos barracões Carpel e Bom Jesus, receberam, nesta segunda-feira (13), a entrega de alimentos produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

As associações estão localizadas no bairro Novo Mundo, em uma região chamada Formosa, que historicamente lutam pela regularização dos lotes há cerca de 40 anos, sempre esbarrando na especulação e interesses do capital imobiliário representado pela Cohab de Curitiba. 

Neste período de crise, as associações têm se articulado e apoiado mais, apontando de forma conjunta a necessidade urgente de apoio às famílias de coletores de material reciclável. Neste período de crise, as famílias têm sido impactadas com a queda no preço de materiais, caso do alumínio. 

A entrega de alimentos contou com apoio e organização da militância das organizações Consulta Popular e Levante Popular da Juventude.

COMUNIDADES INDÍGENAS RECEBEM APOIO

A crise gerada pelo avanço da pandemia do coronavírus afeta principalmente as populações moradoras das periferias de grandes cidades, mas também comunidades indígenas. 

Cerca de 5 toneladas de alimentos de comunidades Sem Terra foram doadas a estes dois públicos nesta segunda-feira (13), em Curitiba e Piraquara, no Paraná. A ação faz parte da campanha nacional de solidariedade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com as populações mais afetadas pela crise econômica gerada pelo Covid-19. Além da contribuição do MST, a doação foi feita pela organização de direitos humanos Terra de Direitos, grupo de pesquisa Na Luta – UFPR e pelo Coletivo Ekoa.

Cerca de 3 toneladas foram divididas entre famílias indígenas das aldeias Kakanē Porã, de Curitiba, e Araçaí, de Piraquara. A aldeia Kakané Porã está localizada no bairro Campo do Santana, região sul de Curitiba. Lá vivem 40 famílias das etnias guarani, xetá e caingangue, somando ao todo 168 pessoas. Já a aldeia Araçaí, de Piraquara, é formada por 30 famílias da etnia Mbyá Guarani.

Comunidades indígenas de Terra Roxa e Guaíra, oeste do estado, também receberam doações de alimentos de assentamentos e acampamentos do MST. Ao todos foram 2 toneladas, entregues na última sexta-feira (10).

*Com informações do Terra Sem Males e MST-PR

Edição: Gabriel Carriconde