Pernambuco

solidariedade

Em Recife, MTST realiza campanha para manter funcionamento de creche comunitária

Creche fica localizado no Barro; Movimento garante o cuidado, alimentação e higiene pessoal para cerca de 40 crianças

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Campanha visa manter funcionamento da Creche Marielle Franco durante pandemia - Divulgação MTST

A ocupação urbana Carolina de Jesus, que fica no bairro do Barro, zona sul do Recife, possui uma creche comunitária chamada Marielle Franco e é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O MTST garante o cuidado, alimentação e higiene pessoal diariamente para cerca de 40 crianças e adolescentes da ocupação. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, a creche encontra-se fechada.

Para conseguir reabrir o espaço e garantir dar suporte às “formiguinhas”, como são chamadas as crianças, e suas famílias que lutam pelo direito à moradia, o MTST está puxando uma campanha de doação de alimentos e material de higiene infantis. A ação teve início em março e permanece neste mês de abril.

A necessidade de impulsionar essa campanha veio do fato de que trabalhadores e trabalhadoras da ocupação estão no comércio informal e, neste período, garantir renda mínima para a família se tornou ainda mais difícil, como aponta Amanda Montenegro, da coordenação política do movimento. “Diminuiu o recurso das famílias, o que impossibilita essas pessoas de comprarem lanche para as crianças, material de higiene e, como essas crianças ou adolescentes passam o dia todo na creche, tudo isso é garantido pela creche”.

Devido ao caráter emergencial da situação, as doações estão sendo feitas através das contas bancárias de militantes do MTST que acompanham de perto as ações da creche. Para quem puder contribuir financeiramente, é possível fazer depósito ou transferência para as seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil
Poupança: 27130-6
Agência: 3613-7
Variação: 51
CPF: 063.032.274-06
Bartolomeu George

Caixa Econômica Federal
Poupança: 00019479-4
Agência: 1582
Operação: 013
CPF: 104.709.924-17
Rafaella Gomes

Para haver  o controle dos valores, o movimento solicita que os contribuintes enviem a digitalização dos comprovantes de transferência ou depósito para o e-mail [email protected], ou por WhatsApp para o número (81) 99651-2857.

Edição: Marcos Barbosa