Pernambuco

FEMINISMO

Série Margaridas de Pernambuco em Marcha está disponível para exibição online

Série de vídeos gravados na preparação para a Marcha das Margaridas agora pode ser assistido em casa

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Milhares de mulheres de todos os estados do país participaram sexta edição da Marcha das Margaridas - Julia Seabra

Em agosto do ano passado, milhares de mulheres de todos os estados do país participaram sexta edição da Marcha das Margaridas, que teve como lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”, tendo 10 principais eixos de reivindicação. Na preparação das mulheres e durante o encontro, a diretora, jornalista e cientista social Shaynna Jacques Pidori gravou as cenas do documentário “Margaridas de Pernambuco em Marcha”, que mostra a organização e a luta das mulheres trabalhadoras rurais de Pernambuco e do Brasil. 

Diretora de política para as mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Adriana Nascimento relembra a mobilização das mulheres para marcha e afirma que elas seguem na luta “Com todas as adversidades, conseguimos colocar em Brasília, mais de 100 mil mulheres; participaram representação de 27 países. Para isso tudo, Pernambuco se preparou. Foram mais de dois anos intensos de atividades preparatórias. As mulheres do campo continuam em luta para enfrentar esse período tão difícil e a sociedade pode aprender mesmo durante o isolamento, com o exemplo de força da organização dessas mulheres, a partir da série”.

A série vinha sendo exibida em cinemas e teatros no interior do estado, como foi o caso das exibições em Serra Talhada e Triunfo, no Sertão do Pajeú. Agora, com a impossibilidade de reunir as mulheres que protagonizaram as gravações, o documentário foi disponibilizado gratuitamente, a partir das plataforma de vídeos YouTube. Shaynna propõe que o vídeo seja uma reflexão para os tempo de isolamento “era um documento que chamava para ruas e agora estamos recolhidos, mas esse documentário pode trazer uma reflexão sobre as novas formas de luta e fazer o vídeo circular para mais pessoas. Agora que não podemos ir para ruas, é essencial entender o quão é importante poder ir às ruas e enquanto não podemos, pensar em outras coisas que podemos fazer”. A série pode ser assista clicando aqui.

Edição: Monyse Ravena