Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Cinema e Cultura online para tempos de isolamento social

Instituições culturais gaúchas promovem, através das redes sociais, o compartilhamento de produções locais e nacionais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Confira curtas, filmes, shows e debates disponibilizados gratuitamente para você assistir em casa - Foto: Divulgação

Em tempos de pandemia, a arte e a cultura têm sido uma válvula de escape para o isolamento social, que está entrando em sua terceira semana no país. Com o intuito de trazer um pouco de alento e ao mesmo tempo democratizar e promover a cultura, instituições culturais gaúchas, desde o dia 20, promovem, através de suas redes sociais, o compartilhamento de produções locais e nacionais. São curtas, filmes, shows e debates disponibilizados gratuitamente pela Cinemateca Paulo Amorim, o Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Casa de Cinema de Porto Alegre.

"É um momento difícil que todos estamos enfrentando, e o audiovisual tem um papel fundamental para o bem-estar da humanidade, sua possibilidade de sonhar. Em casa, no isolamento, o audiovisual nos devolve o mundo e nos relembra quem somos. Com a internet é possível essa proximidade/distante e o audiovisual passa a ser protagonista. Diversas artes têm recorrido ao registro em vídeo para se perpetuar na rede”, afirma o diretor Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine-RS), Zeca Brito.

O Iecine-RS e a Cinemateca Paulo Amorim estão disponibilizando, desde o dia 20, através da página da Cinemateca, links de produções gaúchas. Conforme explica Zeca, as entidades, em tempo de transição e incertezas, buscaram recorrer às raízes históricas do instituto, trazendo a produção simbólica que foi financiada pelo Estado nos últimos 34 anos. “A mostra que organizamos busca apresentar e cultivar uma cinematografia, mas também é mensagem para a história, afinal somos todas essas imagens, e até aqui, éramos assim.”

Entre os curtas disponibilizados está o Matador de Bagé, primeiro material disponibilizado. Já entre os longas está Valsa para Bruno Stein. As demais produções podem ser acessadas a partir da página da Cinemateca.

Já a Difusão Cultural, desde a última terça-feira (24), tem colocado diversos vídeos que relembram momentos marcantes da cultura na UFRGS, através do Unimúsica, projeto criado em 1981. O primeiro vídeo foi o do músico Tom Zé. Além do Unimúsica, o departamento divulgará ações culturais como o projeto Coisas Essenciais da Vida, cujas estrelas do último ano foram Elza Soares e José Miguel Wisnik; o Percurso do Artista, dentre outros. Os vídeos serão veiculados diariamente nas redes sociais do Departamento: Instagram e Facebook.

A Casa de Cinema de Porto Alegre, também desde o dia 20, liberou 43 títulos. Entre eles estão filmes de Jorge Furtado, como o premiado 'Ilha das Flores', 'O Dia em que Dorival Encarou a Guarda', 'Esta Não é a Sua Vida' e 'Meu Tio Matou um Cara', além de três argentinos e um uruguaio. Assim como a série 'Grandes Cenas', produzida para o Canal Curta!. A seleção completa está no site da Casa de Cinema, e no Vímeo.

A Cinemateca Capitólio também segue liberando produções audiovisuais nesse período de quarentena. O acesso pode ser feito através da página no Facebook.

Cinema latino-americano

Para os apaixonados por filmes latino-americanos, duas plataformas disponibilizam filmes argentinos e de outros países do continente. A primeira é o site Cine AR Play, que traz filmes, curtas, documentários e séries argentinas. E o Retina Latina, com longas e curtas latino-americanos.

Edição: Marcelo Ferreira