Pernambuco

ECONOMIA

UFPE cria plataforma para visibilizar pequenos comércios dos bairros do Recife

Desenvolvido de forma colaborativa, a plataforma conta com mais de mil negócios cadastrados no site que lança hoje (31)

Brasil de Fato | Recife |
Sem possibilidade de abrir lojas, comerciantes tem buscado vendas por plataformas digitais - Reprodução

Devido às medidas de distanciamento social, necessárias nesse momento, os pequenos comerciantes tem sentido a queda do rendimento e buscado nossas formas de não perder a clientela. Dessa maneira, já é possível perceber um aumento dos serviços entrega à domicílio, criações de divulgação mais intensa nas redes sociais, entre outros.


Foi pensando nessas pessoas e na população que precisa sair de casa para comprar alguns itens básicos que estudantes e professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram a plataforma No Bairro Tem!  O projeto surge com o objetivo de ajudar o pequeno comércio dos bairros em tempos de isolamento social para contenção do novo coronavírus. Desenvolvido de forma colaborativa, a plataforma já conta com mais de mil negócios cadastrados no site que tem lançamento agendado para hoje (31).  


O objetivo do site é centralizar as informações que estavam dispersas nas outras redes sociais numa plataforma só. Esse banco de dados cobre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e tem cadastrado desde alguns serviços essenciais como água e gás, passando por lanchonetes, açougues e hortifrútis, até serviços profissionais como chaveiros e psicólogos.


Quem quiser cadastrar seu estabelecimento ou serviço pode acessar o site No Bairro Tem e preencher o formulário em “Eu quero cadastrar meu negócio”. O cadastro pode ser realizado tanto pelo celular como pelo computador e é gratuito.

Edição: Monyse Ravena