Podcast

Bem Viver mostra como favelas brasileiras estão lidando com a quarentena

Na ausência do poder público, comitês populares foram criados por moradores

Ouça o áudio:

Moradores de comunidades organizam estratégias para enfrentar a pandemia - Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Na ausência do poder público, comitês populares foram criados por moradores

As orientações da Organização Mundial da Saúde para o distanciamento social durante a quarentena é um desafio nas periferias brasileiras. Com famílias numerosas e espaços pequenos, o risco de contaminação é maior. Pensando na geografia desses espaços, moradoras das comunidades criaram comitês populares para organizar ações locais e enfrentar a pandemia. A repórter Lú Sudré conheceu essas experiências e nos conta mais sobre a iniciativa. 

O dia 31 de março é marcado pelo Dia Nacional da Nutrição. Para celebrar a data e conscientizar a população, a Associação Brasileira de Nutrição lançou o Guia para uma alimentação saudável em tempos de covid-19. A nutricionista e vice presidenta da entidade, Daniela Cierro falou com a reportagem do Brasil de Fato e trouxe detalhes dessa publicação. 

E nossos correspondentes de São Paulo, Minas Gerais e Pará trazem informações das regiões sobre o combate ao covid-19. Também temos informações direto da Índia. 

No quadro Comida de Verdade, o ouvinte aprende a fazer uma receita de cuscuz nordestino para o café da manhã com a jornalista Luiza Vilela. E por falar em comida, vamos conhecer a alimentação sagrada do povo Xucuru, etnia que ocupa um território no agreste pernambucano. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar todos os dias, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo; 102,7 FM no Noroeste Paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. 

No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Cast

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio