Rio de Janeiro

CONFINAMENTO

Rio de Janeiro prorroga medidas de isolamento até o dia 13 de abril

Segundo Witzel, quarentena está conseguindo "achatar" curva de expansão da doença no estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Trabalhador da Comlurb realiza limpeza das ruas do Rio de Janeiro durante pandemia da covid-19 - Carl DE SOUZA / AFP

Em decreto publicado nesta segunda-feira (30), o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) prorrogou por mais 15 dias, até o dia 13 de abril, as medidas restritivas para tentar conter a propagação da pandemia do coronavírus que já resultou na morte de 18 pessoas no estado.

Em entrevista coletiva no Palácio Guanabara, Witzel afirmou que a curva de casos do novo coronavírus no estado está se comportando como a da Coreia do Sul em função das medidas de confinamento. O país asiático é apontado como um exemplo de atuação bem sucedida no controle da expansão da doença.

“Estamos com uma curva controlada. Depois de fechar os estabelecimentos comerciais, fizemos o achatamento da curva. Ao fazer qualquer mudança, como o retorno das aulas, como quer [o prefeito do Rio Marcelo] Crivella, vamos impedir essa ação. Não é o momento de ninguém voltar para a escola. Nós não vamos permitir. O governador tem poder de polícia”, afirmou.

Ele também explicou que as medidas restritivas contra a covid-19 serão reavaliadas no dia 4 de abril. "Faremos nova avaliação da curva de crescimento da doença para, no dia 6 [abril], podermos ou não fazer um redução das medidas restritivas, mas pautado na área da técnica da saúde, jamais observando interesses econômicos", destacou.

Entre as medidas anunciadas pelo governador também consta a compra de equipamentos e a disponibilização de mais leitos para tratar pacientes com a doença. Pela expectativa do governo, até o dia 30 de abril está prevista a construção de 8 hospitais de campanha com 1,2 mil leitos, sendo que 400 vagas serão abertas no hospital de campanha no Maracanã. 

1,5 milhão de kits

Na entrevista coletiva, o secretário de Saúde Edmar Santos informou que o estado comprou 1,5 milhão de kits de testagem da covid-19 e que o primeiro lote, com 400 mil exames, já estarão disponíveis na próxima quinta-feira. Outras ações incluem a compra de 82 novos veículos para o Samu, 900 respiradores, 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas e 300 mil óculos de proteção.

Na prática, o decretou renovou as seguintes medidas: a suspensão de aulas nas unidades da rede pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior. Também proíbe comícios e passeatas; jogos de futebol e demais eventos desportivos; sessões de cinema e de teatro; shows; eventos em salão ou casa de festas, como aniversários; feiras; eventos científicos; visitação a unidades prisionais; visitação a pacientes diagnosticados com a covid-19.

Balanço

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o estado registrava, até esta segunda-feira (30), 657 casos confirmados e 18 óbitos por coronavírus. A maioria dos casos confirmados está na cidade do Rio de Janeiro, 553.

Em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde, 159 pessoas morreram em decorrência da infecção e 4.579 estão com a doença. 

Edição: Vivian Virissimo