irresponsabilidade

Bolsonaro ignora recomendação de isolamento contra coronavírus e visita comércio

Contrário à quarentena, presidente saiu às ruas neste domingo (29), tirou fotos e cumprimentou comerciantes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em pronunciamento em cadeia nacional, Jair Bolsonaro desaconselhou a quarentena no Brasil - Sergio Lima/AFP

Um dia após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defender a importância de medidas de isolamento para combater o coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou as recomendações e visitou diversos comércios abertos em Brasília na manhã deste domingo (29).

No Distrito Federal, apenas serviços essenciais estão autorizados a abrirem as portas, conforme decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB). Durante o passeio, Bolsonaro passou por posto de gasolina, farmácia, padaria e mercearia.

O presidente postou vídeos em suas redes sociais nos quais aparece em contato com os comerciantes, que se aglomeraram para cumprimentá-lo e tirar fotos. 

Durante entrevista coletiva no sábado (28), o ministro Mandetta reforçou que movimentações como as de Bolsonaro não são recomendadas no atual momento e alertou sobre o risco de colapso do sistema de saúde.

“Se todo mundo sair andando por aí, vai faltar [atendimento] para o rico e para o pobre. Precisamos ter racionalidade e não nos mover por impulso”, afirmou.

Questionado pela imprensa sobre o posicionamento de Mandetta, Bolsonaro disse que não vai "desautorizar quem quer que seja", mas voltou a criticar o isolamento horizontal recomendado pelas autoridades de saúde.

“Esse isolamento horizontal, se continuar assim, lá na frente, com a brutal quantidade de desemprego que teremos pela frente, teremos um problema seríssimo, que vai levar anos para ser resolvido", afirmou.

Curva ascendente

A Bahia confirmou a primeira morte por coronavírus no estado na manhã deste domingo. A vítima é um paciente de 74 anos que fazia diálise e estava em um hospital particular. 

Até as 10h da manhã de hoje, havia 4006 casos da covid-19 confirmados no Brasil pelas secretarias estaduais de saúde, conforme informações divulgadas pelo portal de notícias G1. O número de mortos chegou a 116, sendo 84 deles em São Paulo. A atualização dos casos pelo Ministério da Saúde deve acontecer ainda na tarde deste domingo.

Edição: Geisa Marques