Minas Gerais

Coronavírus

Veja as principais medidas contra a propagação do Covid-19 em Minas

Estado já tem cinco casos confirmados, todos com histórico de passagem pela Europa e EUA

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Escolas particulares de Betim e Belo Horizonte suspenderam as aulas - Reprodução/Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

O Ministério da Saúde informou, no domingo (15), que o número de casos de Covid-19 (novo Coronavírus) no Brasil já chega a 200. Os estados com maior número de confirmações são o estado de São Paulo, com 65 pessoas infectadas, e Rio de Janeiro, com 22. Ao todo, 1913 pessoas estão com suspeita, em 15 diferentes estados, incluindo Minas Gerais.

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Minas tem 297 casos suspeitos e cinco casos confirmados: uma mulher de 38 anos em Divinópolis, uma mulher de 47 anos em Ipatinga, um homem de 64 anos em Juiz de Fora, uma mulher de 37 anos em Patrocínio e uma mulher de 34 anos em Belo Horizonte. Na manhã desta segunda-feira, uma mulher de 32 anos testou positivo em Coronel Fabriciano, de acordo com a Prefeitura da cidade. Todos esses casos têm histórico de viagem recente para a Europa ou Estados Unidos.

Na sexta-feira (13), a SES decretou Situação de Emergência em Saúde Pública. No domingo (15), o governador Romeu Zema (Novo) publicou decreto criando o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 (disponível aqui). Entre os dias 18 e 22, a rede estadual de ensino estará paralisada, em recesso escolar.

Outras medidas adotadas foram: adoção de práticas de prevenção e informação em órgãos públicos; recomendação de reuniões virtuais; suspensão, por 30 dias, de atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos com mais de 100 pessoas; suspensão por 30 dias de viagens oficiais de servidores do Poder Executivo estadual para localidades com casos confirmados de infecção; licença para tratamento de saúde de servidores com sintomas característicos, sem necessidade de comparecer a uma unidade pericial; suspensão do recadastramento anual de inativos e pensionistas do Poder Executivo.

Cidades com mais notificações

Os municípios com maior número de casos suspeitos, segundo o último boletim, eram: Belo Horizonte (115), Uberlândia (23), Contagem (17), Juiz de Fora (11), Nova Lima (10) e Betim (6).

Belo Horizonte

A capital mineira tem 152 Centros de Saúde capacitados para atender pessoas com sintomas do COVID-19. A Prefeitura de Belo Horizonte adotou algumas medidas de prevenção nas escolas, como o cancelamento de excursões, isolamento de bebedouros, realocação de funcionárias gestantes e algumas orientações com relação à higiene.

Uberlândia

Em Uberlândia, a Prefeitura emitiu um comunicado. “O coronavírus tem rápida transmissão e o melhor jeito de evitar a contaminação é reforçando os hábitos de higiene, como lavar com frequência as mãos, usar o álcool em gel, proteger com um lenço descartável ou o antebraço a boca ao espirrar e tossir. Recomenda-se também evitar locais fechados ou com aglomerações”, afirma a nota.

Contagem, Betim e Nova Lima

Em Contagem, 200 profissionais da rede de saúde, entre enfermeiros, médicos, gestores de saúde e profissionais do SAMU foram capacitados para atender possíveis casos suspeitos de coronavírus no município. A Prefeitura de Nova Lima está publicado em seu site um informe atualizado sobre casos suspeitos e os resultados dos testes.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o Procon orientou consumidores que compraram pacotes de viagens ou passagens para países com casos comprovados do novo coronavírus (Covid-19) a solicitarem o cancelamento ou adiamento diretamente na agência de viagem ou companhias aéreas. Em Betim, a prefeitura publicou, no sábado (14), um decreto de emergência por conta da propagação Covid-19.

Campeonato Mineiro suspenso

A Federação Mineira de Futebol (FMF) determinou a suspensão, a partir desta terça-feira (17), de todas as partidas do Campeonato Mineiro, nos módulos I e II. Com a medida, a FMF segue o que já foi feito pela CBF, que também suspendeu as competições de sua competência, e a Conmebol, que parou a Copa Libertadores e os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Instituições de ensino

As escolas particulares de Betim e Belo Horizonte suspenderam as aulas, assim como a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e a Fumec. A PUC Minas adotou, a partir desta segunda-feira (16), o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais.

A Universidade Federal de Juiz de Fora e a Universidade Federal de Uberlândia mantiveram, por ora, as atividades acadêmicas, mas recomendaram suspender viagens internacionais e eventos com grande número de pessoas, evitar viagens intermunicipais e seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto às práticas de prevenção. As instituições criaram comitês permanentes para acompanhamento e prevenção contra o coronavírus.

Na sexta-feira (13), o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) fez recomendações semelhantes. A UFMG decidiu suspender as atividades acadêmicas na próxima quarta-feira (18), por tempo indeterminado.

Edição: Elis Almeida