SÃO PAULO

Temporal causa ao menos 10 mortes na Baixada Santista

Segundo a Defesa Civil, 44 pessoas estão desaparecidas; previsão é de chuva moderada na região para esta terça (3)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Uma mãe e um bebê morreram vítimas de um deslizamento no Guarujá - Prefeitura de Santos

A forte chuva que atingiu a Baixada Santista, litoral do estado de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (3) fez ao menos 10 vítimas fatais nos municípios de Santos, São Vicente e Guarujá. As informações são da Defesa Civil do Estado.

A intensa precipitação causou soterramentos, quedas de árvores e diversos pontos de alagamento. Um deslizamento de terra no Morro do Macaco Molhado, no Guarujá, causou a morte de duas pessoas - uma mãe e seu bebê. 

No local, dois bombeiros que tentavam fazer o resgate da criança foram atingidos por um segundo deslizamento. Um deles morreu e outro ainda está desaparecido.

De acordo com a corporação, na região da Enseada, também no Guarujá, outro deslizamento provocou a morte de duas pessoas. Até o momento, Santos registrou uma morte por soterramento. Um casal de idosos morreu pelo mesmo motivo em São Vicente. Na cidade ainda houve uma terceira vítima, após um asilo ter sido atingido pelo temporal.

Ao menos 44 pessoas estão desaparecidas na Baixada Santista, que conta com todo o efetivo das equipes da Defesa Civil, inclusive funcionários que estavam de folga.

No Twitter, o governador João Doria lamentou as mortes e afirmou que, além da Defesa Civil e dos bombeiros, a Polícia Militar também está dando suporte às prefeituras. A forte chuva inundou as principais avenidas que dão acesso à cidade de Santos,  provocando intenso congestionamento.

Conforme informações da Prefeitura, mais de 60 ocorrências foram registradas e moradores desabrigados estão sendo atendidos na Vila Criativa, localizada na Vila Progresso, na quadra da escola de samba União Imperial, no Marapé, e na escola Therezinha Maria Calçada Bastos, no bairro São Bento.

Segundo informe divulgado pela Defesa Civil, Walter Nyakas Junior, coordenador estadual do órgão, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as demandas urgentes. 

Nas últimas 12 horas, o acumulado de chuvas no Guarujá foi de 282 mm. Em Santos de 218 mm. Praia Grande, São Vicente e Monguaguá registraram aproximadamente 170 mm. Já em Cubatão, Itanhaém e Bertioga, o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda esta terça (3) é de chuva moderada a forte em todo o litoral paulista, incluindo a Baixada Santista, devido à formação de uma área de baixa pressão e a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera.

Também devido às chuvas, quatro pessoas morreram no Rio de Janeiro desde o final de semana. Dezenas de escolas estaduais suspenderam as aulas por conta das enchentes. 

Edição: Leandro Melito