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TRANSPORTE

Opinião | Privatizar é pagar duas vezes

Se o metrô de Recife tem problemas, as empresas públicas privatizadas tem muito mais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O metrô de Recife é um dos poucos que ainda é uma empresa pública federal
O metrô de Recife é um dos poucos que ainda é uma empresa pública federal - Divulgação

Quem defende Privatização do Metrô ou está lucrando com ela ou não sabe a dificuldade que é pra quem depende de ônibus no Recife e nas cidades vizinhas. Pois se privatizar fosse bom, andar de ônibus em Recife e região era uma maravilha. E a gente sabe que não é.

Faço essa comparação porque o ônibus que a gente paga caro e pega no calor, superlotado, queimando parada, com milhares de assaltos e uma eternidade no trânsito, já é privatizado faz tempo. O que mostra que privatizar não é a solução.

O transporte público é direito da gente. Está na Constituição Federal e o governo tem obrigação de oferecer. Quando privatiza você termina pagando duas vezes. Paga um mundo de impostos que deveriam ser usados para financiar o transporte e paga pelo lucro do atravessador. Por isso, onde privatiza, a passagem aumenta e os problemas permanecem. As operadoras de telefone, por exemplo, foram privatizadas e são as campeãs de reclamações dos consumidores em todo o país.

Se o Metrô de Recife tem problemas, as empresas públicas privatizadas têm muito mais porque demitem funcionários e reduzem os salários, sobrecarregam quem fica, piorando a qualidade do serviço e aumentando os preços para a população.

O metrô de Recife é uma empresa pública federal e o orçamento é resolvido em Brasília. Então quem pode resolver os problemas do Metrô são os deputados federais e senadores, que têm deixado esse orçamento cair ano após ano num completo descaso com as 400 mil pessoas que andam de Metrô todos os dias no Recife e região metropolitana. Cabe a esses deputados e senadores apresentarem projetos e emendas ao Orçamento para manter, melhorar e ampliar o Metrô de Recife, em vez de ficarem apenas assistindo ao sofrimento da população.

Se o metrô do Recife é a espinha dorsal do Sistema Integrado (SEI), prefeitos e vereadores também tem responsabilidade já que decidem como funciona o transporte nas cidades. Se os ônibus devem milhões ao metrô, o governador e deputados estaduais também podem e devem atuar.

Defender o metrô público é defender o nosso dinheiro que paga muitos impostos e os salários desses políticos para encontrar soluções a favor da população e não da privatização. Metrô é mais rápido, mais eficiente e mais barato se não privatizar.

*Levi Arruda é Jornalista, Metroviário e estuda Desenvolvimento Urbano e Mobilidade.

Edição: Monyse Ravena