Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

Moradores de Paquetá (RJ) protestam contra redução dos horários das barcas

Nova grade com menos viagens será implementada no próximo sábado (25) por decisão judicial

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Comissão de moradores foi recebida no Palácio Guanabara para reunião com representantes do governo
Comissão de moradores foi recebida no Palácio Guanabara para reunião com representantes do governo - (Foto: Neusa Matos)

Moradores da Ilha de Paquetá fizeram um protesto nesta terça-feira (21) contra a redução de horários do único meio de transporte que faz o trajeto da ilha-bairro até a Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. A nova grade, que retira metade das viagens aos finais de semana, será implementada a partir do próximo sábado (25) por decisão judicial. Nos dias úteis, ficam extintos cinco horários. 

Uma comissão de moradores foi recebida hoje no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, para uma reunião com representantes do governo. Segundo a Associação de Moradores de Paquetá (Morena), o diálogo foi no sentido de pensar medidas em conjunto para reverter a decisão judicial e atender a necessidade de horários da população. 

O grupo ainda entregou uma carta e um relatório com os prejuízos que a mudança proposta pela concessionária CCR Barcas pode causar à ilha. Os documentos serão entregues ao governador Wilson Witzel (PSC). Uma nova reunião dos moradores com os secretários da Casa Civil, Transportes e Mobilidade Urbana deve acontecer até sexta-feira (24). 

As mudanças também vão aumentar o intervalo entre as viagens que saem de Niterói e da Praça XV e reduzir o número de barcas para os passageiros da Ilha do Governador. A CCR Barcas alega que a medida irá "melhorar a eficiência operacional".

Edição: Jaqueline Deister