Coluna

Espírito natalino passou longe das medidas recentes de Bolsonaro

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Bolsonaro esperou a véspera do Natal para assinar um decreto determinando a extinção de quase 30 mil cargos no governo federal
Bolsonaro esperou a véspera do Natal para assinar um decreto determinando a extinção de quase 30 mil cargos no governo federal - Wilson Dias/Agência Brasil
Não podemos fechar os olhos para a realidade

O período de Natal e de Ano Novo é um momento importante na vida das pessoas. É um momento em que deve prevalecer a solidariedade, a fraternidade, a amizade e o amor. Porém, lamentavelmente, o que vemos é o governo do presidente Bolsonaro anunciando medidas extremamente prejudiciais ao conjunto da população brasileira.

Continua após publicidade

Não bastassem todas as reformas já aprovadas em 2019 ou as que ainda estão em andamento, ele esperou a véspera do Natal para assinar um decreto determinando a extinção de quase 30 mil cargos no governo federal. São postos de trabalho que empregam brasileiras e brasileiros -- a maioria, no Ministério da Saúde -- e que não irão mais existir. 

Destes quase 30 mil, cerca de 3 mil cargos serão extintos imediatamente, ficando o restante para a partir de 2020, à medida que os servidores forem se aposentando e as vagas não forem ocupadas. 

Infelizmente, nós não podemos fechar os olhos para a realidade. Precisamos continuar a nossa luta de resistência, de mobilização e de organização da população brasileira. Nós precisamos fazer política com verdade, e não em cima das mentiras que espalham -- aliás, foram essas mesmas mentiras que levaram a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro, em 2018.

É importante que, nesse momento de muita dificuldade, possamos nos dar as mãos, nos abraçar e seguirmos juntos na luta. Quero desejar um bom final de ano a todas e todos e que a gente possa viver em um mundo melhor, um mundo onde as pessoas, sobretudo, sejam valorizadas, e não os bens materiais. 

Edição: Daniel Giovanaz